Brasil 500 Anos Memórias Portuguesas - Vários
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
160
Editor:
Terràvista
ISBN:
9789728453183
Idioma:
Português
20%
€44,81
Ganhe €8,96
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Há dez anos, quando foi morar em Lisboa, o fotógrafo Marcelo Vigneron ficou surpreso com "o quanto de Brasil havia em Portugal". Ou seria "com o quanto de Portugal havia no Brasil"? "Certos lugares, se descontados o colorido e o povo brasileiro, seriam facilmente confundidos com construções típicas de Portugal", conta ele, que trabalhou como editor de fotografia do Grupo Fórum.

Depois de três anos, Marcelo voltou ao Brasil com o olhar afiado e a vontade de registrar esses "pequenos Portugais tão brasileiros". "Imediatamente fui percebendo melhor a herança arquitetônica e cultural que ainda sobrevivem, mas só comecei a captar as imagens em 98", conta.

O resultado de um ano de viagens pelo País está no livro Brasil 500 Anos - Memórias Portuguesas e na exposição que Vigneron lançou na última terça-feira, na Galeria da Casa de Portugal. Dividida em 11 capítulos, a obra registra mais do que a simples presença física dos portugueses e revela aspectos culturais das cidades brasileiras que durante o período colonial foram importantes pólos econômicos e culturais, importantes na formação da identidade brasileira.

Vigneron passou pelas ex-capitais Salvador e Rio de Janeiro e por cidades consideradas Patrimônio Cultural da Humanindade pela Unesco, como Olinda, Ouro Preto e São Luís do Maranhão. As pequenas cidades do sul da Bahia, na chamada "costa do descobrimento", onde aportaram as embarcações de Cabral, e as famosas Tiradentes e São João Del Rey em, em Minas Gerais, também têm espaço garantido. Outra escala importante foi a simpática Paraty, o porto tropical por onde escoava o ouro e os diamantes no século 18.

"Quis mostrá-las sob a ótica desse passado inegavelmente português, principalmente onde ele ainda persiste como herança arquitetônica", explica Vigneron.

Até São Paulo, símbolo do crescimento urbano descontrolado e indiferente ao patrimônio histórico, ganhou seu espaço por meio do registro das poucas casas bandeiristas que sobraram. "Só lamento não ter registrado imagens no sul do País, onde há muitas riquezas coloniais presentes, mas fica para um próximo trabalho", diz Vigneron.

Apesar da preocupação com "a presença portuguesa", o fotógrafo também ressalta em seus registros o Brasil autêntico que uniu principalmente as culturas portuguesa, negra e índia. "As danças e festas como o Bumba Meu Boi de São Luís do Maranhão, o colorido dos casarões de Olinda, o jeito do povo têm papel especial", conta.

Brasil 500 Anos Memórias Portuguesas de Vários

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Brasil 500 Anos Memórias Portuguesas
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Brasil 500 Anos Memórias Portuguesas de Vários

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Terràvista

Idioma: Português

Dimensões: 240 x 320 x 22 mm

Encadernação: Capa dura

Páginas: 160


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Guias Turísticos e Mapas > América do Sul


Brasil 500 Anos Memórias Portuguesas
 
" />

Do mesmo autor

Vários 

Veja outros titulos do tema

Guias-mapa
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal