Avaliação da Formação Contínua de Professores da Península de Setúbal - António Caetano
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
152
Editor:
Editora RH
ISBN:
9799729882370
Idioma:
Português
10%
€19,89
Ganhe €1,99
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

A formação contínua de professores constitui uma das áreas mais sensíveis das mudanças em curso no sector educativo tendo constituído, nas duas últimas décadas, uma preocupação constante das políticas educativas nacionais.
Os Centros de Formação de Associação de Escolas da Península de Setúbal existem há 10 anos, devidamente acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e estão constituídos em REDE, denominada "Entre Tejo e Sado" abrangendo os 11 Centros existentes. Passada uma década sobre a actividade dos CFAE, considerou-se pertinente efectuar uma análise da Rede de Centros, quer em termos quantitativos quer qualitativos, a fim de possibilitar uma leitura sobre a eficácia do trabalho desenvolvido e perspectivar o futuro em prol da inovação e mudança nas escolas abrangidas. O estudo foi co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian/ Serviço de Educação e Bolsas.
Para a realização do estudo, elaborou-se um plano de análise que contempla a descrição sumária das políticas e práticas educativas que definem e caracterizam a formação contínua de professores, salientando-se a análise do contexto geral da formação, o seu enquadramento político-legislativo e o contexto escolar, nomeadamente no que diz respeito ao projecto educativo da escola e ao seu plano de formação.
Estudaram-se as reacções, a actualização de competências, o comportamento dos formandos e os resultados das acções de formação. Salienta-se a análise das estratégias individuais dos professores, nomeadamente no que se refere às suas motivações, expectativas e atitudes face à formação contínua. Este nível micro, é tanto mais relevante quanto o sistema de formação está globalmente focalizado no desenvolvimento das competências profissionais dos professores individualmente considerados na medida em que está fortemente vinculado à sua progressão na carreira. Finalmente, averiguaram-se os preditores das percepções e opiniões dos professores acerca dos efeitos da formação contínua sobre a aprendizagem dos alunos e o funcionamento da escola.

Avaliação da Formação Contínua de Professores da Península de Setúbal de António Caetano

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Avaliação da Formação Contínua de Professores da Península de Setúbal
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Doutorado em psicologia social e das organizações, é professor associado com agregação no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Tem desenvolvido estudos na área da psicologia social e das organizações, em domínios como o comportamento e as estratégias de actuação dos indivíduos nas organizações, a cultura e a mudança organizacional, a avaliação de desempenho, avaliação de programas de intervenção/mudança e a avaliação da formação. Tem diversas obras publicadas, individualmente e em

(...)

Características

Avaliação da Formação Contínua de Professores da Península de Setúbal de António Caetano

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Editora RH

Idioma: Português

Dimensões: 210 x 270 x 7 mm

Páginas: 152


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo


Avaliação da Formação Contínua de Professores da Península de Setúbal
 

Do mesmo autor

José Manuel Mendes 
José Gonçalves das Neves 
António Caetano 

Veja outros titulos do tema

CRECHEndo com qualidade
Cindy Mutschen Carvalho 
Oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem fora de portas
Helen Bilton 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal