As miniaturas - Andréa del Fuego
Edição/reimpressão:
2014
Páginas:
160
Editor:
Porto Editora
ISBN:
978-972-0-04665-9
Idioma:
Português
30%
€15,50
Ganhe €4,65
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

Um romance poético e delicado sobre a ténue fronteira que separa o sonho da realidade.

Num prédio que pode ou não existir, as pessoas acumulam-se numa fila junto ao elevador. É o Edifício Midoro Filho, um marco imponente no centro da cidade, dezenas de andares empilhados numa arquitetura sóbria e funcional. Conforme se espalham pelos corredores, funcionários e visitantes ocupam as salas burocraticamente decoradas.
Cada oneiro atende sempre as mesmas pessoas que não se podem conhecer entre si e tão-pouco manter algum parentesco. Mas o sistema não é infalível e, naquela manhã, o oneiro percebe que o rapaz diante de si é filho de uma das suas clientes.

A partir desse equívoco burocrático, o oneiro abandonará cada vez mais o seu rigoroso código de conduta para se envolver na vida do rapaz e da sua mãe, uma taxista que sobrevive a duras penas após o desaparecimento do marido.

No jogo das pequenas esculturas plásticas que auxiliam os clientes durante as sessões com os oneiros, a autora ilumina as brechas que existem entre o real e o imaginado, o amor e a dedicação, numa prosa de arrebatadora força poética.
As miniaturas de Andréa del Fuego
Críticas de imprensa
«Apesar de suas respeitáveis qualidades e origem – Andréa Del Fuego ganhou em 2011 o Prémio Saramago de Literatura –, As miniaturas não é um livro pedante nem difícil. Lê-se com prazer e em poucas horas, uma vez que se trata de uma novela ágil e bastante interessante, sem os exageros que a fantasia brasileira recente tem insistido oferecer.»
Do site: http://mensagensdohiperespaco.blogspot.com.br


«Fosse escolher uma miniatura para o romance, ela seria um pequeno carrossel. Cada capítulo está fincado no seu lastro, como um cavalinho lustroso. A narrativa se mostra em círculo, em torno do próprio eixo. Um após o outro, vem o Oneiro, vem a Mãe, vem o Filho. Ainda que a grande roda narrativa continue a girar, as versões de cada personagem estão presas ao pino metálico.»
Luiz Nadal, jornal Rascunho


«A situação proposta é a de um prédio “no Centro” (eixo do mundo) de São Paulo, Edifício Midoro Filho – alusão a Artemidoro de Daldis, maior autoridade na Grécia Antiga sobre a interpretação dos sonhos, tendo inclusive influenciado Freud. Uma arquitetura asséptica e funcional para pacientes à espera de mais uma sessão com os oneiros, esses burocratas de uma organização kafkiana e analistas às avessas, que ao invés de escutar induzem sonhos, recorrendo para isso a esculturas plásticas em miniatura.»
Caio Liudvik para o Guia da Folha de São Paulo

comentários

Coloque aqui o seu comentário - As miniaturas
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Andréa del Fuego nasceu em São Paulo, em 1975. É autora da trilogia de contos Minto enquanto posso (2004), Nego tudo (2005) e Engano Seu (2007). Escreveu também os contos juvenis Sociedade da Caveira de Cristal (2008) e Quase Caio (2008). Integra, entre outras, as antologias Os cem menores contos brasileiros do século e 30 mulheres estão fazendo a nova literatura brasileira. Em 2011, foi finalista dos Prémios São Paulo de Literatura e Jabuti (na categoria romance) e venceu o Prémio Literário José (...)

Bibliografia

2014
Porto Editora
2012
Porto Editora

Características

As miniaturas de Andréa del Fuego

Ano de edição ou reimpressão: 2014

Editor: Porto Editora

Idioma: Português

Dimensões: 152 x 235 x 13 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 160


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance
Plano Nacional de Leitura > 7.º ano > Leitura Autónoma
Literatura > Plano Nacional de Leitura > 8.º ano > Leitura Autónoma
Literatura > Plano Nacional de Leitura > 9.º ano > Leitura Autónoma


As miniaturas
 

Do mesmo autor

Andréa del Fuego 

Veja outros titulos do tema

José Eduardo Agualusa 
(14.ª Edição)
José Mauro de Vasconcelos 
Sophia de Mello Breyner Andresen 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal