Árvore Folhas de Poesia - Luís Adriano Carlos
Edição/reimpressão:
2003
Editor:
Campo das Letras
ISBN:
9789726106821
Idioma:
Português
10%
€21,20
Ganhe €2,12
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Passam agora, nesta Primavera de 2003, cinquenta anos sobre a extinção da revista Árvore, plantada no Outono de 1951 para crescer em quatro fascículos e frutificar durante sete estações.
Na Primavera de 1953, quando o quarto número destas «folhas de poesia» já se encontrava à luz do dia em plena fotossíntese, o regime salazarista decidiu decretar a sua morte violenta. Mas uma árvore, como relembrou Job ao dissertar sobre a brevidade da vida humana, mesmo quando cortada, acaba sempre por reverdecer e deitar novos rebentos. Esta Árvore que a PIDE abateu não deixaria de se metamorfosear em novas incarnações que prosseguiram o seu espírito e que também foram atacadas pelas garras da Censura, Cassiopeia e Cadernos do Meio-Dia. É toda uma década de labor interventivo em nome de uma ideia de renovação poética que daria frutos esplendorosos nas jovens gerações da segunda metade do século, com imediata incidência na Poesia 61 e na Poesia Experimental. Ainda hoje, alguns poetas da Árvore, de António Ramos Rosa a Albano Martins, continuam a publicar os seus versos com uma assombrosa energia criadora que reafirma poderosamente o carácter necessário e universal de uma poética germinativa cujos fundamentos gerais podemos recensear nas folhas da revista. Também por este motivo se justifica a presente edição fac-similada, que sem dúvida enriquecerá a memória literária e as possibilidades criadoras das novas gerações do século XXI.
Árvore Folhas de Poesia de Luís Adriano Carlos

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Árvore Folhas de Poesia
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Nasceu em Vila Nova de Foz Côa em 1959. Autor dos livros de poesia: A Mecânica do Sexxo XX (1983), Invenção do Problema (1986), Livro de Receitas (2000), O Suicida Aprendiz (2002) e A Mecânica do Sexxo XXI. O seu livro "Fenomenologia do Discurso Poético" foi galardoado com o Grande Prémio de Ensaio Literário APE/Portugal Telecom, 1999. Além de docente e investigador, Luís Adriano Carlos é ainda poeta, com várias obras publicadas nesse domínio. Este facto não é naturalmente irrelevante ou estranho a determinadas tendências fecundas do trabalho hermenêutico do autor. No campo da crítica e do ensaio, entre muitos trabalhos sobre vários autores da modernidade (Fernando Pessoa, Alberto de Oliveira, Saul Dias, José Régio, Luís Veiga Leitão, Políbio Gomes dos Santos, entre outros), foi um dos primeiros universitários de língua portuguesa a dedicar a Jorge de Sena uma (...)

Bibliografia

2006
Quasi Edições
2005
Campo das Letras
2003
Campo das Letras
2003
Quasi Edições
2003
Campo das Letras
2002
Campo das Letras
2002
Edições Asa

Características

Árvore Folhas de Poesia de Luís Adriano Carlos

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Campo das Letras

Idioma: Português

Dimensões: 150 x 230 x 20 mm

Encadernação: Capa mole


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Poesia


Árvore Folhas de Poesia
 
" />

Do mesmo autor

Luís Adriano Carlos 
Joana Matos Frias 
7 Poetas dos Anos 80
António Cândido Franco 

Veja outros titulos do tema

José Tolentino Mendonça 
Nikolai Gógol 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal