Ao Volante, pela Cidade - Manuel Graça Dias
Dez Entrevistas de Arquitectura
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
252
Editor:
Relógio D'Água
ISBN:
9789727085194
Idioma:
Português
10%
€20,19
Ganhe €2,02
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

«A disciplina de arquitectura será, entre as diversas artes, uma das mais populares e compartilhadas. Todas as pessoas arranjam e decoram quartos e casas, todas têm ideias sobre a cidade, melhoramentos possíveis para a cidade, todas se entusiasmam com o mobiliário e com o desenho de objectos de uso doméstico.» «Razão talvez pela qual os temas de arquitectura, urbanismo ou design, ganhem uma relativa audiência em meios não especializados como os jornais, a televisão ou a rádio.» «Propus à direcção da TSF, a elaboração de um programa (...) abordando, através de entrevistas (um arquitecto diferente por programa), temáticas da arquitectura, diferenciadas ao sabor de uma viagem de automóvel, de um bairro, de uma vila ou, em limite, pelo meio de uma auto-estrada.» É desta forma que o arquitecto Manuel Graça Dias começa por explicar aquilo que esteve na génese deste livro que reúne a primeira série de conversas que manteve ao longo de vários meses na TSF, com alguns dos mais importantes arquitectos portugueses: Manuel Vicente, Souto Moura, Siza Vieira, Fernando Távora, Carrilho da Graça, Alexandre Alves Costa, Carlos Duarte, Maria Manuel Godinho de Almeida, Sérgio Fernandez, Pancho Guedes. As conversas decorrem soltas, ao volante e à volta dos temas que as "viagens" iam sugerindo. A vivacidade da rádio é aqui compensada com fotografias dos locais visitados, da autoria de Abílio Leitão. Antes das entrevistas há sempre uma pequena nota biográfica e curricular do "arquitecto entrevistado". Indicam-se ainda os temas musicais que acompanhavam as conversas. Um livro que nos ajuda a reflectir sobre o espaço que habitamos, nos interroga, dá pistas, critica ou aprova, sempre em diálogos bem humorados, que tornam a sua leitura um prazer.
Ao Volante, pela Cidade de Manuel Graça Dias

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Ao Volante, pela Cidade
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Manuel Graça Dias nasceu em Lisboa em 1953.

Licenciado em Arquitectura pela ESBAL (1977), foi assistente na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e é actualmente Professor Convidado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e do Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa.

Criou em 1990 o atelier Contemporânea, com Egas José Vieira. Recebeu a Menção Honrosa Valmôr (1983), com uma casa que recuperou em 1979, na Graça, em Lisboa, em associação com António Marques Miguel; entre vários prémios obteve ainda o 1º lugar no concurso para o Pavilhão de Portugal na Expo'92, em Sevilha, e no concurso para a construção da nova sede da Associação Portuguesa de Arquitectos / Banhos de S. Paulo, em Lisboa (1991), ambos em associação com Egas José Vieira.

Desde 1978 que tem colaborado com jornais e revistas de

(...)

Bibliografia

2011
Parceria A. M. Pereira
2007
Relógio D'Água
2007
Livraria Civilização Editora
2004
Relógio D'Água
2001
Relógio D'Água

Características

Ao Volante, pela Cidade de Manuel Graça Dias

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: Relógio D'Água

Idioma: Português

Dimensões: 170 x 243 x 32 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 252


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Arte > Arquitetura


Ao Volante, pela Cidade
 

Do mesmo autor

Manuel Graça Dias 
Manuel Graça Dias 
Projectos / Projects 1995-2005
Egas José Vieira 

Veja outros titulos do tema

Activos em Portugal do século 1 à actualidade
José Manuel Pedreirinho 
O uso, as políticas e o ordenamento
Leonel Fadigas 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal