Antologia Poética, António Pedro - António Pedro
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
112
Editor:
Angelus Novus
ISBN:
9789728115326
Idioma:
Português
10%
€9,00
Ganhe €0,9
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Seguindo a cronologia da obra de António Pedro, esta Antologia Poética apresenta uma selecção de textos que se inicia com Distância (1928), seu primeiro livro, e termina com um poema publicado em 1964, no Diário de Notícias.
Pretende-se aqui dar conta do percurso da sua obra lírica e do rumo que nela tomou o legado da modernidade poética, entre o lirismo juvenil, o experimentalismo dos poemas dimensionistas e o surrealismo do «Proto-Poema da Serra d'Arga».
Antologia Poética, António Pedro de António Pedro
Críticas de imprensa
«Para além de todas estas actividades em que foi dispersando o seu talento e o seu entusiasmo, António Pedro também praticou a poesia, embora os textos se mantivessem até agora virtualmente inacessíveis. Daí a utilidade desta antologia elaborada por Fernando Matos Oliveira, que numa longa "Introdução" estuda e questiona com minúcia o papel desempenhado por António Pedro nos movimentos a que esteve ligado, desde isso a que se chamou "dimensionismo" até ao próprio surrealismo português, de que foi uma das figuras fundadoras. Em anexo temos igualmente acesso ao "Manifesto Dimensionista" e ao "Manifeste Pianiste" (ambos de 1935), tomadas de posição esteticamente revolucionárias que propunham, por exemplo, "a criação duma arte absolutamente nova: a Arte Cósmica" (pág. 99), numa perspectiva construtivista que implicava uma nova concepção do tempo e do espaço.»
Fernando Pinto do Amaral, in Público/Leituras

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Antologia Poética, António Pedro
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Poeta, dramaturgo e artista plástico português (1909-1966) nascido em Cabo Verde, António Pedro da Costa pertenceu ao Grupo Surrealista de Londres em 1944-1945, altura em que trabalhou na BBC. Em 1947 integrou o Grupo Surrealista de Lisboa. Os seus primeiros livros de poesia intitulam-se Os Meus 7 Pecados Capitais (1926) e Máquina de Vidro (1931). Em 1935 surgem os 15 Poèmes au Hasard. É ainda autor da ficção Apenas uma Narrativa (1942), obra que marca os alvores do Surrealismo (...)

Bibliografia

2013
Chiado Editora
2007
Quasi Edições
2002
Campo das Letras
1982
Biblioteca Nacional
1981
Biblioteca Nacional
1978
Editorial Estampa

Características

Antologia Poética, António Pedro de António Pedro

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: Angelus Novus

Idioma: Português

Dimensões: 156 x 235 x 10 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 112


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Poesia


Antologia Poética, António Pedro
 
Fernando Pinto do Amaral, in Público/Leituras Seguindo a cronologia da obra de António Pedro, esta Antologia Poética apresenta uma selecção de textos que se inicia com Distância (1928), seu p..." />

Do mesmo autor

António Pedro 
António Pedro 

Veja outros titulos do tema

Daniel Jonas 
antologia poética
Rui Costa 
Eugénio de Andrade 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal