Adão Cruz - Adão Cruz
Tempo, Sonho e Razão
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
144
Editor:
Campo das Letras
ISBN:
9789726106289
Idioma:
Português
10%
€42,40
Ganhe €4,24
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Das pinturas de Adão Cruz se poderá dizer com propriedade o que dos desenhos de Federico García Lorca disse um dia Miró: que eles parecem obra de um poeta, sendo esse, nas palavras do pintor, catalão, o melhor elogio que pode fazer-se a toda a expressão plástica. No caso de Adão Cruz (como, de resto, no de García Lorca), o dito encerra o seu quê de redundante, uma vez que, além de pintor, ele é também autor de alguns livros de poemas, em prosa e verso.
De um poema seu, precisamente "Dedicatória", é este verso: "Continuo a pintar o vento". Eis uma declaração que soa como profissão de fé do pintor, mas se serve dos instrumentos do poeta: a linguagem das metáforas. Pintar o vento é acordar "o sonho adormecido", é dar vida e movimento ao "papagaio triste" ancorado no chão, à espera do impulso - do vento - que o solte, lhe dê asas e o transforme em pássaro azul. É pôr na boca de um "deus caído" o grito de revolta contra os "sonhos desfeitos" e sacrificar no "altar da utopia" as últimas reses dum carnaval de sombras e de luzes.
A história que invariavelmente as telas de Adão Cruz contam é esta: a da caminhada do homem em direcção à "utopia do real absoluto". (…)
Adão Cruz de Adão Cruz

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Adão Cruz
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Adão Cruz nasceu em 1937, em Vale de Cambra. Médico cardiologista.
Escreve desde jovem e pinta desde os princípios da década de oitenta. Escreveu vários livros, de poemas, contos e pintura: ESTA ÁGUA QUE AQUI VEM DAR (poemas e pinturas), VEM COMIGO COMER AMENDOIM (contos, ilustrados por Manuel Cruz), PALAVRAS E CORES (prosa poética e álbum de pinturas), ADÃO CRUZ - TEMPO, SONHO E RAZÃO (álbum de pinturas e texto) e NOVA PONTE SOBRE UM VELHO RIO (conjunto de três volumes de poesia, com capas sobre pinturas do autor).
Vem referido e comentado na Parte II, Vol. V, da enciclopédia "O Mundo Fascinante da Medicina". Nesta mesma enciclopédia, os seus quadros ilustram outros volumes, nomeadamente uma boa parte do Volume II da mesma Parte II.
Fez várias exposições, individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Tem quadros seus em vários (...)
Hora a Hora Rente ao Tempo
de: Adão Cruz 
Tempo, Sonho e Razão
de: Adão Cruz 

Bibliografia

2007
Campo das Letras
2003
Campo das Letras

Características

Adão Cruz de Adão Cruz

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Campo das Letras

Idioma: Português

Dimensões: 150 x 230 x 20 mm

Encadernação: Capa dura

Páginas: 144


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Arte > Pintura
Literatura > Poesia


Adão Cruz
 

Do mesmo autor

Hora a Hora Rente ao Tempo
Adão Cruz 

Veja outros titulos do tema

Sébastien Perez 
Livro de Colorir
Helen Exley 
Millie Marotta 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal