A Universidade de Coimbra - Luís Reis Torgal
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
258
Editor:
Imprensa da Universidade de Coimbra
ISBN:
9789729351587
Idioma:
Português
10%
€30,28
Ganhe €3,03
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Uma das características históricas mais interessantes e originais do nosso primeiro Studium Generale (na terminologia inicial), que institucionalmente se veio a chamar ''Universidade de Coimbra", para além da sua antiguidade, foi o facto de se ter mantido como universidade (quase) "única" durante vários séculos. Com efeito, se excluirmos a situação discutível, e em todo o caso episódica, da "Universidade de Guimarães", no século XVI, pode afirmar-se com segurança que só de 1559 a 1759 houve em Portugal outra universidade, a Universidade de Évora, criada pelo Cardeal-Infante D. Henrique, ao tempo da regência de D. Catarina de Áustria, na menoridade de D. Sebastião, de cuja organização foram encarregados os padres da Companhia de Jesus. Após essa situação, em que houve simultaneamente duas universidades em Portugal e que durou, portanto, dois séculos, só surgiram outras universidades, em Lisboa e no Porto, no ano de 1911, pouco depois da implantação da Primeira República (1910).
A seguir à criação da Universidade Técnica de Lisboa, em 1930, já durante a Ditadura Militar (1926-1932), que se sucedeu à "Revolução Nacional" de 28 de Maio de 1926, somente nos anos sessenta do século passado foram fundadas universidades em Angola e Moçambique, então colónias portuguesas (ou "províncias ultramarinas", segundo a designação do tempo). E só no fim do Estado Novo (1932-1974), em 1973 - já durante o governo de Marcello Caetano, que sucedeu na sua chefia, a partir de 1968, a António de Oliveira Salazar - , se criaram "universidades novas", com estratégias diferentes e intenções de inovação. Hoje existem em Portugal catorze universidades do Estado, espalhadas por todo o espaço continental e insular, para além da Universidade Católica e de várias universidades particulares..
A Universidade de Coimbra de Luís Reis Torgal

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Universidade de Coimbra
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Luís Reis Torgal é professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) e membro de sociedades científicas. Publicou: A Universidade e o Estado Novo (1999), Estados Novos, Estado Novo (2009, Prémio Joaquim de Carvalho da Imprensa da Universidade de Coimbra) e António José de Almeida e a República (2004- 2005 Prémio de História Contemporânea da Academia Portuguesa da (...)

Bibliografia

2015
Temas e Debates
2013
Imprensa da Universidade de Coimbra
2013
Imprensa da Universidade de Coimbra
2012
Imprensa da Universidade de Coimbra
2011
Temas e Debates
2009
Imprensa da Universidade de Coimbra

Características

A Universidade de Coimbra de Luís Reis Torgal

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

Idioma: Português

Dimensões: 140 x 190 mm

Encadernação: Capa dura

Páginas: 258


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
História > História de Portugal


A Universidade de Coimbra
 
" />

Do mesmo autor

Luís Reis Torgal 
Luís Reis Torgal 
Tempos de memória e de sociabilidade (2ª Edição)
Luís Reis Torgal 

Veja outros titulos do tema

Nuno Severiano Teixeira 
Ricardo Raimundo 
Augusto Cymbron 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal