A Televisão no Quotidiano das Crianças - Manuel Pinto
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
400
Editor:
Edições Afrontamento
ISBN:
9789723605099
Idioma:
Português
10%
€24,23
Ganhe €2,42
Envio até 10 dias
 

Sinopse

"A Televisão no Quotidiano das Crianças" resulta de uma investigação levada a cabo no distrito de Braga, com cerca de 780 crianças entre os 8 e os 12 anos, de diferentes meios geográficos e níveis socio-económicos, com o intuito de analisar os usos, as preferências e os significados da televisão em contextos distintos. E se a televisão está de tal modo enraizada no quotidiano das crianças, estruturando mesmo algumas das rotinas do dia-a-dia, elas nunca a referem espontaneamente quando questionadas sobre o que fazem nos tempos livres . Talvez porque muitas vezes o façam acompanhando outros afazeres, como comer, brincar ou até fazer os trabalhos de casa, talvez pelo efeito de naturalidade com que o fazem diariamente, já que a televisão lhes ocupa a maior parte do seu tempo, excepto as actividades lectivas durante o período escolar.
Mas não se pense que a televisão é para as crianças um factor de passividade. Para além do fascínio que exerce, ela acaba por influenciar as brincadeiras ("brincar ao Robin dos Bosques e ao Herman"), tem repercussões no imaginário dos heróis infantis (nesta amostra estão à cabeça o MacGyver e o Flash, seguidos logo pelo Herman José) e é um sucedâneo da escola.
Por tudo isto este estudo releva de grande importância, como refere no prefácio Augusto Santos Silva, que acentua o "pioneirismo da investigação, a validade das propostas apresentadas, a insistência na necessidade de entender o televisionamento no contexto dos 'mundos sociais da infância', ao alerta sobre as responsabilidades sociais da televisão".
O autor, Manuel Pinto, é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, onde exerce as funções de docente, no curso de Comunicação Social, e colabora ainda na leccionação de mestrados em Sociologia da Cultura e Estilos de Vida e em Sociologia da Infância. Foi durante alguns anos jornalista no Jornal de Notícias e escreveu vários trabalhos científicos e pedagógicos, em áreas que correspondem aos seus interesses académicos: sociologia da comunicação, educação para os media e jornalismo.
A Televisão no Quotidiano das Crianças de Manuel Pinto

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Televisão no Quotidiano das Crianças
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

A Televisão no Quotidiano das Crianças de Manuel Pinto

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Edições Afrontamento

Idioma: Português

Dimensões: 180 x 240 x 30 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 400

Coleção: Bib.das Ciências do Homem/Sociologia, 2


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ensino e Educação > Pais e Educadores


A Televisão no Quotidiano das Crianças
 

Do mesmo autor

Rethinking crisis and change
Helena Sousa 
Helena Sousa 

Veja outros titulos do tema

Mikaela Övén 
Clementina Almeida 
Viva esta etapa de forma harmoniosa e positiva, com regras, respeito, equilibrando obediência e liberdade
Cristina Valente 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal