A Redescoberta da Mente - John R. Searle
Edição/reimpressão:
1998
Páginas:
308
Editor:
Instituto Piaget
ISBN:
9789727710362
Idioma:
Português
10%
€17,80
Ganhe €1,78
Envio até 4 dias
 

Sinopse

A presente obra tem vários objectivos, que é impossível resumir em algumas palavras, mas que surgirão pouco a pouco à medida que o leitor avança na leitura [...] No entanto, um dos objectivos mais específicos consiste em criticar e superar as tradições que dominam o estudo do espírito, as tradições «materialista» e «dualista». A consciência é, no entender do autor, o fenómeno mental central [...].
O autor pretende, como afirma, acabar de vez com a teoria que defende que o espírito é um programa de computador. É sua intenção apresentar algumas propostas no sentido de reformar o estudo dos fenómenos mentais por forma a poder justificar a expectativa de uma redescoberta do espírito. Nesta obra, Searle, tenta determinar quais são, na filosofia do espírito, os predicados que designam características intrínsecas e quais são os que designam características relativas ao observador.
[...] Os primeiros três capítulos da obra estão consagrados à crítica de concepções dominantes na filosofia do espírito. Constituem uma tentativa de superar o dualismo e o materialismo. Os cinco capítulos seguintes procuram, sucessivamente, propor uma caracterização da consciência: Ultrapassados o materialismo e o dualismo, como situar a consciência em relação ao resto do mundo? Como explicar a sua irredutibilidade evidente de acordo com os esquemas tradicionais de redução científica? Mais importante ainda: quais as características estruturais da consciência? Como explicar o inconsciente e a sua relação com a consciência? E quais as relações entre a consciência, a intencionalidade e as capacidades de plano de fundo que nos permite funcionar no mundo como seres conscientes? No decurso destas discussões, o autor tenta superar toda uma série de dogmas cartesianos, tais como o dualismo das propriedades, o introspeccionismo e incorrigibilidade, mas o esforço principal que é realizado nestes capítulos não se exerce num plano crítico.

A Redescoberta da Mente de John R. Searle

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Redescoberta da Mente
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

A Redescoberta da Mente de John R. Searle

Ano de edição ou reimpressão: 1998

Editor: Instituto Piaget

Idioma: Português

Dimensões: 159 x 235 x 22 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 308

Coleção: Epigénese, Desenvolvimento e Psicologia


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Psicologia


A Redescoberta da Mente
 

Do mesmo autor

John R. Searle 
John R. Searle 
Daniel Vanderveken 

Veja outros titulos do tema

Rafael Santandreu 
Livro de Bolso
Eduardo Sá 
Viva esta etapa de forma harmoniosa e positiva, com regras, respeito, equilibrando obediência e liberdade
Cristina Valente 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal