A Quinta Essência - Agustina Bessa-Luís
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
376
Editor:
Guimarães Editores
ISBN:
9789726654278
Idioma:
Português
10%
€17,07
Ganhe €1,71
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

O último romance da escritora Agustina Bessa-Luís tem em Macau o "centro inacabado duma epopeia". E começa no Porto, das "ondas bravas do Cabo do Mundo" à casa dos Pessanha, na Rua dos Mártires, com o seu jardim de japoneiras, que foi ocupada a seguir à revolução de Abril, tinha José Carlos Pessanha, de quem o livro trata, 17 anos. Zé Carlos Pessanha, depois Fernandes, depois Pastor, da parte dos avôs "foi um enigma feito de muitos desastres do sangue e desse crisma que o meio opera nas pessoas" (p. 29). Vamos encontrá-lo mais tarde "adaptado ao regime novo, democrático, ateu e competitivo" até à epopeia que o levará ao Oriente e a Macau. "Apesar destes sintomas da loucura que Macau dava a muitas pessoas que aí tinham vivido, José Carlos não pensava em voltar para Portugal. Tinham passado dez anos desde a chegada dele, e a cidade transformara-se. Tinham-se feito grandes obras e preparado o lugar para a festa da despedida. Mas o português nunca se despede. Considera de mau presságio despedir-se e diz apenas "até à vista", com um pouco de amargura e de satisfação, pensando que tantas coisas lhe serão poupadas se tiver de tomar outro rumo." Agora que já foi a "festa da despedida" de Macau, não pode deixar de ler este romance de Agustina, "semeado de personagens desenhadas à pena, como no ritual dos biombos chineses".

É costume chamar-se ao Porto a capital do Norte. Bem melhor e mais amplamente, o Porto representa na história de Portugal e até do Brasil colonial, a memória social e cívica, a escola política onde as demais cidades aprendem o arranque na luta pelas suas liberdades individuais e concelhias.
Jaime Cortesão
A Quinta Essência de Agustina Bessa-Luís

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Quinta Essência
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de Outubro de 1922. A sua infância e adolescência são passadas nesta região, cuja ambiência marcará fortemente a obra da escritora. Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado, tendo desde então mantido um ritmo de publicação pouco usual nas letras portuguesas, contando até ao momento com mais de meia centena de obras.
Tem representado as letras portuguesas em numerosos colóquios e encontros internacionais e realizado conferências em universidades um pouco por todo o mundo.
Foi membro do conselho directivo da Comunitá Europea degli Scrittori (Roma, 1961-1962).
Entre 1986 e 1987 foi Directora do diário O Primeiro de Janeiro (Porto). Entre 1990 e 1993 assumiu a direcção do Teatro Nacional de D. Maria II (Lisboa) e foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social.
É (...)

Bibliografia

2017
Relógio D'Água
2017
Relógio D'Água
2017
Relógio D'Água
2017
Relógio D'Água
2016
Guimarães Editores
2016
Guimarães Editores
2015
Guimarães Editores

Características

A Quinta Essência de Agustina Bessa-Luís

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: Guimarães Editores

Idioma: Português

Dimensões: 148 x 207 x 28 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 376


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


A Quinta Essência
 

Do mesmo autor

Agustina Bessa-Luís 
Agustina Bessa-Luís 
Agustina Bessa-Luís 

Veja outros titulos do tema

Livro 3 da Trilogia do Lótus
José Rodrigues dos Santos 
Afonso Noite-Luar 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal