A Nau de Ícaro Seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia - Eduardo Lourenço
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
216
Editor:
Gradiva
ISBN:
9789726627036
Idioma:
Português
10%
€13,63
Ganhe €1,36
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Eduardo Lourenço é uma das vozes críticas mais lúcidas e inteligentes que sobre Portugal e os portugueses escrevem. Acaba de sair um novo livro seu, que tal como o anterior "Portugal como Destino seguido de Mitologia da Saudade", é um conjunto de textos vários, quase todos escritos durante esta década que agora chega ao fim , e que tem por título "A Nau de Ícaro seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia". Divide-se, portanto, o livro em duas partes. Na primeira, A Nau de Ícaro, Lourenço reflecte sobre a cultura portuguesa e o imaginário lusitano neste fim de milénio, o seu presente, passado e futuro; na segunda, Imagem e Miragem da Lusofonia, os textos debruçam-se sobre o espaço lusófono, a língua e a cultura dos países que integram a Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa, com especial incidência na relação de Portugal com o Brasil e vice-versa. Sem papas na língua, Eduardo Lourenço, é de extrema lucidez e frontalidade nestas suas análises, certamente polémicas e capazes de despoletar os mais acesos diálogos, como se poderá deduzir da pequena passagem que a seguir se transcreve:
« É tempo de rever, reestruturar de outra maneira os dois discursos culturais, que por presença ou ausência deformam as autênticas e naturais imagens que Portugal e Brasil devem ter de si mesmos e dos laços que os interligam. O contencioso é de certo modo normal e inevitável. O Brasil será cada vez mais "brasileiro" no sentido de mais autónomo como sujeito da sua história e da sua cultura, mas desse "brasileirismo" faz parte a diferença inscrita na sua origem portuguesa e não é preciso ser Cassandra para saber que o reforço desse brasileirismo implica fatalmente uma consciência cada vez mais vasta e necessária dessa origem.»
A Nau de Ícaro Seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia de Eduardo Lourenço

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Nau de Ícaro Seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Ensaísta português, nasceu a 29 de Maio de 1923, em S. Pedro de Rio Seco, Almeida. Formado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra, onde foi professor entre 1947 e 1953, leccionou depois em várias universidades, como a da Baía, no Brasil, e nas Universidades de Hamburgo, Heidelberg, Montpellier, Grenoble e Nice. Fixando residência em Vence, leccionou, até à sua jubilação, na Universidade de Nice.
Tendo marcado durante cinquenta anos, com especial ressonância no pós-25 de Abril, o pensamento português, a voz de Eduardo Lourenço exerce um profundo e consensual fascínio sobre a intelectualidade portuguesa, surpreendendo pela "capacidade de ser portador de um olhar sempre diferente e inquietante sobre os problemas de que se ocupa", espantando pela "pluralidade de interesses, a imensidão de uma cultura que não se entrincheira em redutos (...)

Características

A Nau de Ícaro Seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia de Eduardo Lourenço

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: Gradiva

Idioma: Português

Dimensões: 135 x 210 x 11 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 216


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Filosofia


A Nau de Ícaro Seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia
 

Do mesmo autor

Trump e o Futuro da Democracia
Eduardo Lourenço 
Eduardo Lourenço 
Eduardo Lourenço 

Veja outros titulos do tema

ou os paradoxos da felicidade
Luc Ferry 
Século IX - XXI
José Milhazes 
Reflexões sobre o destino do mundo
Sigmund Freud 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal