A Modernidade: Um Projecto Inacabado - Jürgen Habermas
(2ª Edição)
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
80
Editor:
Nova Vega
ISBN:
9789726999850
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€11,66
Ganhe €1,17
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

O presente texto, decorrente do discurso que Jürgen Habermas proferiu em Setembro de 1980, na cidade de Francoforte, quando foi galardoado com o Prémio Theodor W. Adorno, é de uma importância fundamental porquanto, para além de ser um texto lapidar, foi ins-pirador de uma das suas principais e mais relevantes obras: O Discurso Filosófico da Modernidade. A sintonia de pensamento que nalguns aspectos o aproxima de Adorno, é por muitos encarada como um tributo à teo- ria crítica deste filósofo. Com efeito, a afirmação de Habermas de que as promessas da era do iluminismo ainda estão por cumprir, albergando um potencial no sentido de melhorar a condição humana apesar das patologias da modernidade, vai ao encontro da teoria negativa de Adorno. Num conceito partilhado, a modernidade não pode ser reduzida a uma lógica binária baseada na coincidência e na totalização, manifestando-se antes através de uma ambivalência não linear entre o universal e o particular. O que suscita a Habermas duas questões fulcrais: Será a Modernidade tão passé como afirmam os pós-modernos? Ou será a tão proclamada Pós-Modernidade, pelo seu lado, simplesmente phony?
A Modernidade: Um Projecto Inacabado de Jürgen Habermas

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Modernidade: Um Projecto Inacabado
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Filósofo e sociólogo alemão, Jürgen Habermas nasceu em 18 de Junho de 1929, em Dusseldorf, na Alemanha. Principal herdeiro das discussões da Escola de Frankfurt, Habermas procurou, no entanto, superar o pessimismo dos fundadores dessa Escola, profundamente marcado pelo desastre da Segunda Guerra Mundial, quanto às possibilidades de realização do projecto moderno, tal como os iluministas o formulavam.

Assistente de Theodor Adorno de 1956 a 1959, partilha alguns aspectos do pensamento deste filósofo, mas concebe o seu próprio sistema filosófico, segundo o qual coexistem na sociedade duas esferas, o sistema e o mundo da vida, sistema este que se refere à 'reprodução material', regida pela lógica instrumental (adequação de meios a fins), incorporada nas relações hierárquicas (poder político) e de intercâmbio (economia).

Reconhecido como uma das (...)

Características

A Modernidade: Um Projecto Inacabado de Jürgen Habermas

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Nova Vega

Idioma: Português

Dimensões: 109 x 188 x 13 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 80

Coleção: Passagens


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Filosofia


A Modernidade: Um Projecto Inacabado
 

Do mesmo autor

Vol. IV – Teoria Política
Jürgen Habermas 
Ética do Discurso
Jürgen Habermas 
Jürgen Habermas 

Veja outros titulos do tema

ou os paradoxos da felicidade
Luc Ferry 
Para uma Fenomenologia da Vida e da Clínica
Florinda Martins 
Pierre Mesnard 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal