A Mercadoria Do Futebol (eBook) - Mariana Zuaneti Martins
Formato do ficheiro:
E-pub
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
331
Editor:
Autoresporte
ISBN:
9788595130470
Idioma:
Português do Brasil
Disponibilidade Imediata
 

sobre o produto

Este livro trata do contexto profissional do futebol e da ação sindical de jogadores no Brasil, no período pós Lei Pelé. Para tanto, utilizei três estratégias de pesquisa: (i) a análise da influência dos dispositivos estruturais e ideológicos relacionados a este mundo do trabalho do futebol na ação sindical; (ii) a descrição e análise do modelo de sindicalismo adotado pelo SAPESP (Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo), com base na sua plataforma, ideologia e na forma de se relacionarem e de atingir seus associados; e (iii) análise de outras formas de ação coletiva entre jogadores de futebol que confrontassem aquelas adotadas pelos sindicatos oficiais da categoria, em especial, a emergência do Bom Senso F.C., estratégia esta que intentou um olhar para a ação sindical que não se restringisse apenas a entidade representativa. Neste sentido, executei um levantamento documental nos sítios eletrônicos do SAPESP e da FENAPAF, bem como de periódicos esportivos de grande circulação. Além disso, realizei entrevistas semiestruturadas com dirigentes dos sindicatos de atletas do estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul, atletas integrantes do Bom Senso F.C. e atletas em atividade que representavam a base de um desses sindicatos. Analisei esses materiais apoiada em produções sobre o sindicalismo brasileiro e o sindicalismo no futebol. Demonstro que a atuação do SAPESP e da FENAPAF nas últimas duas décadas têm se restringido a questões pontuais de defesa de alguns direitos dos trabalhadores, com uma atuação mais voltada aos jogadores de clubes pequenos. Do ponto de vista funcional e estrutural, o SAPESP opera uma separação entre categoria e sindicato, que tem servido para justificar os limites das ações da entidade, bem como dar liberdade para esta agir sem a necessidade de anuência da base. Do ponto de vista ideológico, o SAPESP e a FENAPAF têm feito críticas pontuais para a gestão do futebol brasileiro, apostando numa estratégia de diálogo e não de enfrent
A Mercadoria Do Futebol (eBook) de Mariana Zuaneti Martins

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Mercadoria Do Futebol
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

A Mercadoria Do Futebol (eBook) de Mariana Zuaneti Martins

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Autoresporte

Formato do ficheiro: E-pub

Tamanho do ficheiro: 7.00 mb

Idioma: Português do Brasil

Suporte: Produto Download

Páginas: 331


Tipo de Produto: eBook

Classificação Temática:

eBooks em Português
Desporto e Lazer > Futebol


Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

Futebol E Política
Mariana Zuaneti Martins 
Copa Do Mundo, Olimpíadas E A Luta Pelo Democracia
Dave Zirin 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal