A Luz Vem das Pedras - António Canteiro
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
192
Editor:
Gradiva
ISBN:
9789896167653
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€13,00
Ganhe €1,3
Envio até 4 dias
 

Sinopse

Integrando a narrativa numa atmosfera telúrica de pura materialidade, tanto mais pura, quanto, por ênfase, mais lírica, A Luz Vem das Pedras promove uma integração muito bem conseguida das personagens humanas, coletivas e individuais, adultas e infantis, numa espécie de ambiente natural primordial: «areia, duna/barro, pedra/montanha, chão».

Utilizando um léxico culto mas não erudito, simultaneamente rural e urbano, realista e poético, trabalhando a categoria do tempo por via do narrador, que assim distribui intervaladamente passado e presente, este mais como futuro daquele do que como atualidade plena individualizada, evidenciando a continuidade e a coesão inextrincáveis entre as diversas dimensões narrativas.

Por vezes de dimensão irónica infantil; outras de dimensão trágica e adulta (o falecimento da mãe tuberculosa, o estupro…), outras, ainda, de dimensão terna (confissões do cão Deserto ou o crescimento em solidão no interior da casa), interiorizando o universo fático dos adultos (a venda da terra pelo pai), o estatuto do narrador possui uma coerência inabalável, com adaptação a cada situação tanto do vocabulário quanto da descrição dos aspetos psicológicos.
A Luz Vem das Pedras de António Canteiro

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Luz Vem das Pedras
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


António Canteiro é pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz. Nasceu em 11 de Outubro de 1964 na freguesia de S. Caetano, concelho de Cantanhede. Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga, exerce a actualmente a profissão de Técnico Superior de Reinserção Social junto dos reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Aveiro.

Colaborou com vários jornais e editou na revista Em Comunicação, do Instituto de Reinserção Social, um trabalho sobre etnia cigana.

Autor premiado, recebeu já menções honrosas em prémios literários nacionais, designadamente com o romance Parede de Adobo e a sua poesia. O romance Ao Redor dos Muros, agora publicado pela Gradiva, foi o grande vencedor do Prémio Alves Redol 2009 patrocinado pelo Município de Vila Franca de (...)

Bibliografia

Características

A Luz Vem das Pedras de António Canteiro

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Gradiva

Idioma: Português

Dimensões: 146 x 220 x 126 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 192

Coleção: Gradiva Romance


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


A Luz Vem das Pedras
 

Do mesmo autor

António Canteiro 
António Canteiro 
António Canteiro 

Veja outros titulos do tema

Afonso Noite-Luar 
Livro 3 da Trilogia do Lótus
José Rodrigues dos Santos 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal