A Educação do Estóico - Fernando Pessoa
Barão de Teive
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
112
Editor:
Assírio & Alvim
ISBN:
978-972-37-0520-1
Idioma:
Português
10%
€11,00
Ganhe €1,1
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Esta obra inédita de Fernando Pessoa é uma surpreendente crónica pessoal e único manuscrito atribuído ao seu semi-heterónimo Barão de Teive. Pessoa descreve a escrita deste, comparando-a à de Bernardo Soares, nos seguintes termos: "[…] são ambos figuras minhamente alheias - escrevem com a mesma substância de estilo, a mesma gramática, e o mesmo tipo e forma de propriedade: é que escrevem com o estilo que, bom ou mau, é o meu. Comparo as duas porque são casos de um mesmo fenómeno - a inadaptação à realidade da vida e, o que é mais, a inadaptação pelos mesmos motivos e razões. Mas ao passo que o português é igual no Barão de Teive e em Bernardo Soares, o estilo difere em que o fidalgo é intelectual, despido de imagens, um pouco, como o direi?, hirto e restrito. […] O fidalgo pensa claro, escreve claro, e domina as suas emoções, se bem que não os seus sentimentos […]." Criado para receber e carregar o fardo insustentável da lucidez de Pessoa, o Barão de Teive acaba por sucumbir aos conflitos que o habitam e suicida-se. O seu legado é um pequeno caderno que nos dá conta das grandes questões objecto da sua reflexão (e agentes do seu sofrimento): a inviabilidade do binómio moral/inteligência no indivíduo, os entraves ao relacionamento com o sexo oposto, a dor que advem do exercício da razão, a falácia do sonho, "a impossibilidade de fazer arte superior". Natural dos EUA, Richard Zenith vive desde 1987 em Lisboa, onde trabalha como escritor, tradutor e investigador. Especialista na obra de Fernando Pessoa, realizou uma versão inglesa do LIVRO DO DESASSOSSEGO, organizou e traduziu FERNANDO PESSOA & CO. - Selected Poems (Grove Press, 1998) e foi responsável pela mais recente edição do LIVRO DO DESASSOSSEGO em língua portuguesa (Assírio & Alvim).
A Educação do Estóico de Fernando Pessoa

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Educação do Estóico
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Um dos maiores génios poéticos de toda a nossa Literatura e um dos poucos escritores portugueses mundialmente conhecidos. A sua poesia acabou por ser decisiva na evolução de toda a produção poética portuguesa do século XX. Se nele é ainda notória a herança simbolista, Pessoa foi mais longe, não só quanto à criação (e invenção) de novas tentativas artísticas e literárias, mas também no que respeita ao esforço de teorização e de crítica literária. É um poeta universal, na medida em que nos foi dando, mesmo com contradições, uma visão simultaneamente múltipla e unitária da Vida. É precisamente nesta tentativa de olhar o mundo duma forma múltipla (com um forte substrato de filosofia racionalista e mesmo de influência oriental) que reside uma explicação plausível para ter criado os célebres heterónimos - Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo (...)

Bibliografia

2017
Tinta da China
2017
Profile Books Ltd
2017
CHRISTIAN BOURGOIS
2017
Chandeigne
2017
Lisbon Poets & Co.
2017
Assírio & Alvim

Características

A Educação do Estóico de Fernando Pessoa

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: Assírio & Alvim

Idioma: Português

Dimensões: 146 x 210 x 9 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 112

Coleção: Obras de Fernando Pessoa


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Memórias e Testemunhos


A Educação do Estóico
 

Do mesmo autor

Fernando Pessoa 
The Complete Edition
Fernando Pessoa 
Fernando Pessoa 

Veja outros titulos do tema

José Correia Guedes 
Carmen Dolores 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal