A Construção do Território - Vários
Mapa Histórico do Noroeste da Península Ibérica - Cartografía - Topónimos
Edição/reimpressão:
2000
Editor:
Europress
ISBN:
9788489981164
Idioma:
Português
20%
€88,37
Ganhe €17,67
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Às vezes, com o repouso e a tranquilidade necessários para fazer importante do verdade e do supérfluo esquecimento, acontecimentos produzidos lentamente permitem-nos reflectir sobre a magnitude da obra do Homem.

O livro que temos a honra de prefaciar é um destes acontecimentos, porque se por um lado mostra com grande exactidão a riqueza do património cultural do Noroeste Peninsular, por outro, representa a evolução da organização, ocupação e uso do território ao longo da História.

A partir desta publicação conheceremos melhor quais foram as causas da configuração das Paisagens, porque é que as nossas cidades e aldeias têm um nome que as identifica, quais foram os motivos da sua localização e da sua estrutura urbana e porque é que os seus povoadores as fizeram crescer até às cidades que hoje conhecemos.

Compreenderemos também a importância passada das vias de comunicação, algumas das quais conservaram o seu carácter estratégico até aos nossos dias, bem como o que motivou as grandes migrações e as sucessivas ocupações do território, para sabermos em definitivo quais foram as razões pelas quais o território do Noroeste Peninsular possui a actual estrutura e organização.

Avançamos cada vez mais depressa, com tempo apenas para avaliar o que estamos a fazer com a herança recebida dos nossos antepassados e qual será o património que deixaremos às gerações seguintes, das quais nada conhecemos mas com quem devemos ser solidários e, sobretudo, exemplares nos seus actos. Por detrás de cada um deles está o esforço e a firmeza do Homem, por vezes discutível, por vezes agressivo com a sua envolvência, mas, de uma forma geral, nobre e digno de reconhecimento face à imaginação empregue e à magnitude da tarefa.

Cada estudioso deste livro tirará as suas próprias conclusões, interpretando a informação e a visão que oferece da história da ocupação do território em função dos seus objectivos e interesses. No entanto, é pelo menos evidente uma conclusão que reforça o nosso conhecimento: a fragilidade dos povos e das sucessivas civilizações que ocuparam o território esteve associada a uma escassa organização interna, enquanto que a cultura, o conhecimento e a ordem foram os factores que sustentaram os períodos de maior prosperidade da Sociedade.

Se olhar para o passado é importante para compreender a nossa realidade, ainda o é mais para aprender as lições que, gratuitamente, a História nos oferece, e este livro possibilita-nos essa oportunidade.

José Socrates Ministro do Ambiente e do Território
Jaume Matas Ministro de Medio Ambiente

Ensaio Introdutório
Arturo Soria e Puig

Revisão da cartografia portuguesa e versão ao português
Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho: Francisco Sande Lemos e Luis Fernando Oliveira Fontes
A Construção do Território de Vários

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Construção do Território
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

A Construção do Território de Vários

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Europress

Idioma: Português

Dimensões: 270 x 340 mm


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
História > História da Europa
História > História de Portugal


A Construção do Território
 
" />

Do mesmo autor

Vários 

Veja outros titulos do tema

Saul Friedländer 
José Jorge Letria 
Hannah Arendt 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal