A Comunicação e a Literatura popular - Alexandre Parafita
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
160
Editor:
Plátano-Edições Técnicas
ISBN:
9789727072057
Idioma:
Português
10%
€9,66
Ganhe €0,97
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

O que é a literatura popular? Quem, onde, quando, como e porquê usa e transmite os provérbios, ditos populares, adivinhas, lenga-lengas, orações, contos populares, lendas, mitos, teatro popular, cantigas e romances?

Na generalidade dos textos, a que se convencionou chamar Literatura Popular, o homem do povo transmite às novas gerações o seu ideal estético, o senso comum, o normativo tradicional, e dota-as dos saberes elementares para a sua sobrevivência na comunidade e para a sobrevivência desta. Há, assim, mensagens culturais que nos chegam, habilmente, por essa via e quase não damos por isso. Que tesouros se "escondem", afinal, na Literatura Popular?

Esta obra, a pretexto de demonstrar a vocação comunicacional da Literatura Popular, quer na horizontalidade do acto comunicativo de expressão oral, quer na eficácia da transmissão intergeracional, apresenta respostas claras a estas e a outras perguntas.

O seu mérito está igualmente no facto de ser um dos primeiros estudos em Portugal a trazer a Literatura Popular para o Universo das Ciências da Comunicação. Professores, alunos e outros interessados em áreas como a Antropologia Cultural, a Sociologia, a Linguística, as Literaturas, a Semiologia e a Pragmática da Comunicação, entre outras, encontrarão nesta obra um valioso instrumento de estudo e consulta.

A Comunicação e a Literatura popular de Alexandre Parafita

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Comunicação e a Literatura popular
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


É natural de Sabrosa. Tem o Doutoramento em Cultura Portuguesa (na área do Património Cultural Imaterial) e o Mestrado em Ciências da Comunicação (especialidade de Antropologia da Comunicação) e pós graduou-se em Direito da Comunicação. A sua formação académica passou pela Escola do Magistério Primário de Vila Real, Escola Superior de Jornalismo do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade da Beira Interior e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É docente do ensino superior, escritor, jornalista e investigador nas áreas da mitologia e do património cultural imaterial. Integra a equipa de investigação incumbida de realizar o Arquivo e Catálogo do Corpus Lendário Português, é vice-presidente do Observatório da Literatura Infantojuvenil (OBLIJ) e coordena o Plano de Inventariação do Património Cultural Imaterial do Douro, no âmbito do Museu do (...)

Bibliografia

2017
Edições Livro Directo
2015
Edições Livro Directo
2015
Edições Livro Directo
2013
Âncora Editora
2012
Âncora Editora

Características

A Comunicação e a Literatura popular de Alexandre Parafita

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: Plátano-Edições Técnicas

Idioma: Português

Dimensões: 200 x 259 x 12 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 160

Coleção: Plátano Universitária


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Ensaios


A Comunicação e a Literatura popular
 

Do mesmo autor

Alexandre Parafita 
Alexandre Parafita 
Alexandre Parafita 

Veja outros titulos do tema

(4.ª Edição)
Yuval Noah Harari 
Para um debate de Cidadãos
Miguel Oliveira da Silva 
Confissões de Uma Mulher Árabe em Fúria
Joumana Haddad 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal