A Chama Imensa - Ricardo Araújo Pereira
Edição/reimpressão:
2010
Páginas:
296
Editor:
Tinta da China
ISBN:
9789896710620
Idioma:
Português
10%
€15,90
Ganhe €1,59
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Depois de ter saído d’A Bola, RAP publica em livro as suas melhores crónicas de futebol. Não perca o humor implacável de RAP e as acesas polémicas com outros cronistas.
A Chama Imensa de Ricardo Araújo Pereira
Excerto
«Eu digo-vos qual é o principal problema de ser do Benfica: é muito difícil ser grande. Dá muito trabalho ser um colosso. Um gigante está sempre tramado: se ganha, é um acaso normal a que ninguém liga; se perde, é uma catástrofe que todos assinalam. O leitor lembra-se da história de David e Golias? Vá lá buscar a Bíblia, que eu espero. Veja aí, no Livro de Samuel, se eu não tenho razão para simpatizar mais com o gigante do que com o pastor. Golias era um gigante fabuloso, imbatível. Ganhou, de certeza, inúmeros combates antes do que aí vem descrito. Que se saiba, só perdeu um. Pois é exactamente esse que vai parar ao maior best-seller de todos os tempos. Azar, não? Hoje percebemos que a luta era desigual e injusta para Golias. O maior adversário era o dele. Golias lutava contra o seu próprio medo (que, por ser o medo de um gigante, é igualmente gigante) e contra a História. David combatia apenas um simples gigante.
Com o Benfica sucede o mesmo. Num jogo como o de ontem, contra a Naval, é o Benfica que parte em desvantagem. Está a lutar contra a memória, contra o futuro, contra a própria Derrota, com "D" grande — e contra 11 sacanas vestidos de verde, que isto não pode ser só poesia. Quem é mais forte? Toda a História ou um pobre gigante indefeso? Eu, como tendo a ficar do lado dos mais fracos, nestes casos torço sempre pelo gigante. Para mim, ser do Benfica é um imperativo ético.»

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Chama Imensa
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Ricardo Araújo Pereira nasceu em Lisboa, em 1974. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, começou a sua carreira como jornalista no Jornal de Letras.
É guionista desde 1998. Em 2003, com Miguel Góis, Zé Diogo Quintela e Tiago Dores, formou o grupo humorístico Gato Fedorento. Escreve semanalmente na revista Visão e é um dos elementos do programa da TSF Governo Sombra. Assinou, em 2012, a rubrica Mixórdia de Temáticas, na Rádio Comercial. Com a Tinta-da-china, publicou quatro livros de crónicas — Boca do Inferno (2007), Novas Crónicas da Boca do Inferno (2009), A Chama Imensa (2010) e Mixórdia de Temática (2012) —, para além de Se não entenderes eu conto de novo, pá (Brasil, 2012). Coordena a Colecção de Clássicos de Literatura de Humor, que integra autores como Charles (...)

Características

A Chama Imensa de Ricardo Araújo Pereira

Ano de edição ou reimpressão: 2010

Editor: Tinta da China

Idioma: Português

Dimensões: 140 x 211 x 24 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 296


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Desporto e Lazer > Futebol


A Chama Imensa
 

Do mesmo autor

Uma espécie de manual de escrita humorística
Ricardo Araújo Pereira 
Ricardo Araújo Pereira 
Ricardo Araújo Pereira 

Veja outros titulos do tema

Duarte Gomes 
Pippo Russo 
A nutrição no futebol
Darchite Kantelal 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal