A Benefício de Inventário - Marguerite Yourcenar
Edição/reimpressão:
1989
Páginas:
200
Editor:
Difel
ISBN:
9789722900003
Idioma:
Português
10%
€11,61
Ganhe €1,16
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

A Benefício de Inventário reúne, porventura, o mais significativo acervo de ensaios de Marguerite Yourcenar: sete tentativas para apreciar ou reapreciar os temas propostos, com uma preocupação dominante: a de, «de olhos abertos», não deixar por explorar qualquer linha interpretativa, qualquer hipótese que esse exame sugira.
Um estudo sobre a História Augusta, crónicas da Roma decadente que prefiguram as inquietações do nosso presente.
Dois estudos sobre o Renascimento: um acerca de Os Trágicos, de Agrippa d’ Aubigné, em que ressalta a intolerância e a crueldade do homem sob as formas de que se revestiram no século XVI; o outro, sobre Chenonceaux, evoca, ao fim dos séculos, a vida esgotada, frívola ou trágica dos seus privilegiados locatários.
Um ensaio sobre as Prisões Imaginárias, de Piranèse, essas estranhas obras-primas.
Finalmente, três ensaios dedicados a grandes nomes da literatura moderna: Selma Lagerloff, sem a qual se não perceberá a Lanterna Mágica de Bergman; Constantino Cavafy, poeta da Alexandria do dealbar do nosso século, obcecado pela noção do passado: o seu próprio e transgressivo passado amoroso e o prestigioso passado helenístico ou bizantino da grande cidade levantina. Finalmente, Thomas Mann, em cujo humanismo torturado Yourcenar surpreende imprevistos veios herméticos e alquímicos.
Como o título o indica, Marguerite Yourcenar não opõe aos seres ou às coisas um fácil cepticismo: a sua preocupação é o de os estimar pelo seu justo valor, com as suas qualidades e os seus defeitos intrínsecos.
Estes estudos, que se debruçam sobre o passado longínquo ou próximo, conduzem quase sempre a uma meditação sobre o presente ou o futuro imediato a que nenhum escritor dos nossos dias se pode furtar.
A Benefício de Inventário de Marguerite Yourcenar
Críticas de imprensa
«Jamais Yourcenar é livresca mesmo se é uma erudita: a investigação está ao serviço do encontro espiritual. Os ensaios aparentemente dispersos de A Benefício de Inventário estão ligados entre si e com a restante obra de Yourcenar por fios poderosos: é a vida que nos liga.»
Jornal de Letras

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Benefício de Inventário
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Pseudónimo da escritora francesa Marguerite de Crayencour (1903-1987), nascida em Bruxelas e que veio a naturalizar-se americana. As suas Mémoires d'Hadrien (Memórias de Adriano,1952) tornaram-na internacionalmente conhecida. Este sucesso seria confirmado com L'Öuvre au Noir (A Obra ao Negro, 1968), uma biografia imaginária de um herói do século XVI atraído pelo hermetismo e a ciência. Publicou ainda poemas, ensaios (Sous bénéfice d'inventaire, 1978) e memórias (Archives du Nord, 1977), manifestando uma atracção pela Grécia e pelo misticismo oriental patente em trabalhos como Mishima ou la vision du vide (1981) e Comme l'eau qui coule (1982). Foi a primeira mulher de Letras a ser eleita para a Academia (...)

Bibliografia

2017
EDITIONS DE L'OEIL
2017
FATA MORGANA
2016
DEBOLSILLO
2016
DEBOLSILLO
2016
DEBOLSILLO
2016
FATA MORGANA
2014
GALLIMARD-JEUNESSE

Características

A Benefício de Inventário de Marguerite Yourcenar

Ano de edição ou reimpressão: 1989

Editor: Difel

Idioma: Português

Dimensões: 147 x 226 x 20 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 200

Coleção: Literatura Estrangeira


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Ensaios


A Benefício de Inventário
 

Do mesmo autor

Marguerite Yourcenar 
Marguerite Yourcenar 
Marguerite Yourcenar 

Veja outros titulos do tema

Umberto Eco 
Vinte Lições do Século XX
Timothy Snyder 
Stefan Zweig 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal