A Arte de Não Fazer Nada - Véronique Vienne
Formas simples de encontrar tempo para si mesmo
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
96
Editor:
Sinais de Fogo Publicações
ISBN:
9789728541095
Idioma:
Português
10%
€17,16
Ganhe €1,72
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

O título deste livro é enganador. À primeira vista, parece apenas uma exortação à Dolce Vita. E é, mas também é bastante mais do que isso. Foi, sobretudo, concebido para nos ajudar a cultivar as sementes da serenidade - fonte das grandes ideias, luz para a descoberta das coisas realmente importantes da vida, motor do verdadeiro prazer de viver - sem sentimentos de culpa:

«Ah! Não fazer nada - e fazê-lo bem.»

Os textos de Véronique Vienne, belissimamente ilustrados com fotografias a sépia de Erica Lennard, celebram a arte de procrastinar (adiar sistematicamente), de respirar, de meditar, da ociosidade, de bocejar, de dormir a sesta, de tomar banho, de saborear, de escutar e de esperar. E a verdade é esta: apesar da nossa larga experiência no desempenho destas actividades, não sabemos ainda como vivê-las em toda a sua deliciosa intensidade.

O ócio é nosso amigo. É altura de fazermos as pazes com ele.

A Arte de Não Fazer Nada de Véronique Vienne
Excerto

CAPÍTULO 6
A arte de dormir a sesta

Se tem muito que fazer, faça uma sesta - apenas uma sesta de dez minutos. Por mais ridículo que possa parecer, deixar-se cair da beira da consciência é frequentemente a melhor maneira de rapinar o tempo extra de que precisa para cumprir um prazo limite.

Refugiar-se num leve cobertor de sono no meio de um dia atarefado não é muito diferente de escavar um túnel de fuga, um que passe por cima de horários de trabalho impossíveis, agendas sobrepostas, e dores de cabeça programadas, e que lhe permite submergir alguns minutos depois com um olhar fresco para a vida.

John F. Kennedy, Winston Churchill, Thomas Edison, Napoleão Bonaparte, e Leonardo Da Vinci praticavam a arte de passar pelas brasas a meio da tarde. Tal como eles, você pode descobrir que dormitar nas costas das pessoas traz-lhe vantagens.

A pesquisa do sono demonstra que se passa um complexo processo fisiológico, sob a superfície de uma soneca inocente. O que de fora parece inércia é, de facto, um estado interno activo a fervilhar de neurónios a disparar intensamente.

Enquanto dormimos, sofisticadas sequências de ondas cerebrais transformam os nossos corpos inertes em estações de energia que produzem inteligência, atenção e discernimento.

Existem devastadoras provas científicas em como a falta de sono acarreta uma grave deterioração da consciência: fadiga, incapacidade de concentração, alucinações visuais e do tacto.

A vontade de se aninhar ao princípio da tarde é um sinal de alerta de que lhe está a faltar bom senso ou discernimento. É esta a altura do dia em que aumentam os acidentes de trânsito ou de produção - quando as pessoas adormecem ao volante ou no painel de comandos fabris.

É bastante melhor enroscar-se do que provocar um desastre. De barriga para cima, pode entrar num processo de produção enquanto fabrica os blocos de construção para o seu próximo estado de vigília.

Render-se ao descanso faz mais do que apenas restaurar a capacidade de funcionar eficazmente - de facto, gera aquele estado mental, claro e transparente, a que chamamos vigília.

comentários

Coloque aqui o seu comentário - A Arte de Não Fazer Nada
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Véronique Vienne é escritora e consultora de marketing. O seu livro French Style foi publicado pela Express em 1993.
É também redactora da House & Garden e escreve artigos culturais para a Harper's Bazaar, Town & Country, InStyle, e

(...)

Bibliografia

2015
JOHN WILEY & SONS INC
2009
Laurence King Publishing
2008
Editorial Gustavo Gili
2006
Sinais de Fogo Publicações
2005
Sinais de Fogo Publicações
2003
Laurence King Publishing

Características

A Arte de Não Fazer Nada de Véronique Vienne

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Sinais de Fogo Publicações

Idioma: Português

Dimensões: 171 x 171 x 15 mm

Encadernação: Capa dura

Páginas: 96


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Vida Prática > Vida Prática em Geral


A Arte de Não Fazer Nada
 

Do mesmo autor

A Guide To Careers In Design
Steven Heller 
Véronique Vienne 

Veja outros titulos do tema

As Memórias dos Primeiros Três Anos (2.ª Edição)
Museu de (Arte) Vida Portátil
Keri Smith 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal