25 Séculos de Cerâmica - Lucília Verdelho da Costa
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
160
Editor:
Editorial Estampa
ISBN:
9789723315882
Idioma:
Português
10%
€10,00
Ganhe €1
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Nesta série de artigos resultantes da colaboração da autora na revista Cerâmicas e agora publicados com o apoio do Cencal - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica -, para assinalar o 15.º aniversário da sua actividade, são abordadas diversas temáticas relacionadas com esta produção milenar. Do vale do Níger ao design moderno, das mesas reais aos artefactos populares, da porcelana chinesa aos arcanos da porcelana de Meissen, das proezas técnicas das fábricas de Sèvres e de Limogesà pesquisa formal e técnica de ceramistas europeus, africanos e asiáticos, ao ritmo de exposições e, mesmo, de eventos como a inauguração das novas estações do metropolitano de Lisboa ou do novo aeroporto de Macau, a autora retraça a lenta maturação das artes do fogo, às quais artesãos anónimos e artistas consagrados dedicaram vida e talento.

O que é a cerâmica ? Que relações mantém com as outras artes ? O que separa uma peça de uso comum de um objecto artístico ? E com que critérios estéticos?

Ao longo destas páginas, Lucília Verdelho da Costa mantém em aberto o diálogo com uma tradição artesanal onde o "fazer" prima, por vezes, sobre a "arte", mas onde a "arte" pode adquirir-se através do "fazer", conquistas técnicas essas que acabaram por gerar as suas próprias formas de expressão artística e elevaram a cerâmica à categoria de Arte.
25 Séculos de Cerâmica de Lucília Verdelho da Costa

comentários

Coloque aqui o seu comentário - 25 Séculos de Cerâmica
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Lucília Verdelho da Costa, natural de Mirandela, é historiadora e crítica de arte, domínio em que publicou numerosas obras, artigos e outros trabalhos de investigação. Destas publicações merecem especial destaque como estudos pioneiros da arte, do restauro do património e da crítica de arte e da literatura, as seguintes obras: Ernesto Korrodi: 1889-1944. Arquitectura. Ensino e Restauro do Património (Lisboa, Editorial Estampa, 1997); Alfredo de Andrade. Da Pintura à Invenção do Património (Lisboa, Editora Vega, 1997); 25 Séculos de Cerâmica (Lisboa, Editorial Estampa, 2000) ; Cantarias Artísticas de Lisboa (Lisboa, Inapa, 2000); Fialho d’Almeida. Um decadente em revolta (Lisboa, Editora Frenesi, 2004).

Ao publicar Versos vagabundos, Fragmentos de Mármore sob a chancela da Editora Lema d’Origem, a Autora pretendeu (...)

Bibliografia

2016
Lema d`Origem
2000
Edições Inapa
2000
Editorial Estampa
1997
Editorial Estampa
1989
Editorial Presença

Características

25 Séculos de Cerâmica de Lucília Verdelho da Costa

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Editorial Estampa

Idioma: Português

Dimensões: 141 x 206 x 7 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 160


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Arte > Cerâmica


25 Séculos de Cerâmica
 

Do mesmo autor

Fragmentos de Mármore
Lucília Verdelho da Costa 
Lucília Verdelho da Costa 
Lucília Verdelho da Costa 

Veja outros titulos do tema

O Largo Tempo do Barroco / The Baroque Period
Rosário Salema de Carvalho 
Maria Dolors Ros i Frigola 
Mireia Patiño Coll 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal