2 Filmes e Algo de Algodão - Jacinto Lucas Pires
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
82
Editor:
Cotovia
ISBN:
9789728423506
Idioma:
Português
10%
€1,00
Ganhe €0,1
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Acaba de estrear com sucesso assinalável a segunda peça de Jacinto Lucas Pires, "Arranha Céus", no Teatro São João, numa encenação de Ricardo Pais, um texto onde se entrecruzam vários registos discursivos, onde «o teatro namora com o cinema, com a música, com a dança». E acaba de ser publicado um novo livro seu, "2 Filmes e algo de Algodão", 3 histórias curtas e os guiões dos filmes "Cinemaamor", que Lucas Pires já filmou com actores dos Artistas Unidos, e "Almirante Reis". Povoam estas histórias miúdos que cravam moedinhas, empregados de supermercado que trauteiam José Cid, os polícias do giro, uma mulher de mini-saia preta e blusa verde-alface muito justa... Ouve-se David Byrne ou Elvis Presley.

Como o próprio afirma, a sua «grande influência são as ruas e as pessoas», e o cinema (Bergman, Godard, Felinni, Hartley,...) mais que a literatura. Mesmo os contos têm uma escrita cinematográfica. Veja-se o final do primeiro deste livro, "Algo de Algodão":

«Nos subúrbios há prédios negros e com manchas, e um rapaz com uma cicatriz sobe um lanço de escadas a assobiar, e um cão ladra na rua, e passa muito devagar um camião do lixo, e num andar um desconhecido de meia idade constrói um grande romance.

«Armando sonha que é um anjo; está sentado num muro, de dia, e repara que lhe nasceram umas borbulhas nas asas de penas brancas. Ana olha para ele da rua, em baixo. Armando pensa: será que ela vai conseguir sorrir para mim? E Ana, sim, sorri.

«A luz começa a levantar-se atrás do mar e dos prédios. Vai entrando pelas avenidas e pelas janelas. Armando e Ana mexem-se debaixo do lençol.

«Quando acordam está tudo muito calado.»

2 Filmes e Algo de Algodão de Jacinto Lucas Pires

comentários

Coloque aqui o seu comentário - 2 Filmes e Algo de Algodão
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Escritor português, nascido em 1974, no Porto, filho do ilustre professor universitário Francisco Lucas Pires (que nos legou alguns textos ensaísticos de reconhecido valor).
Prosseguindo os passos do seu pai, no gosto pela escrita, Jacinto Lucas Pires publicou, em 1996, o seu primeiro livro, um livro de contos intitulado "Para Averiguar do seu Grau de Pureza".
Descoberta esta faceta, a imaginação criativa não lhe deu mais tréguas, sendo já muitos e diversificados os títulos editados, em género narrativo, dramático e a crónica.
Jovem determinado e confiante, Jacinto Lucas Pires direcciona a sua actividade criativa ficcional em vários sentidos, escrevendo também o argumento da curta-metragem "É Só um Minuto", realizado por Pedro Caldas, e realizando ele próprio, em 1999, a curta-metragem "Cinemamor". Como cronista, é responsável por uma crónica (...)

Bibliografia

2017
Edições Humus
2016
Cotovia
2015
Paulinas Editora
2015
Paulinas Editora
2011
Cotovia
2010
Cotovia
2008
Cotovia

Características

2 Filmes e Algo de Algodão de Jacinto Lucas Pires

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: Cotovia

Idioma: Português

Dimensões: 128 x 183 x 13 mm

Encadernação: Capa dura

Páginas: 82


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


2 Filmes e Algo de Algodão
 

Do mesmo autor

Jacinto Lucas Pires 
Jacinto Lucas Pires 
Sara Amado 

Veja outros titulos do tema

Afonso Noite-Luar 
Lesley Pearse 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal