Oficina | Baralhar e voltar a perguntar
08/06/2021 às 18h30
Oficina | Baralhar e voltar a perguntar
Uma oficina para praticar a arte de pensar de forma clara e distinta
Com Joana Rita Sousa
A pergunta é uma ferramenta que nos ajuda em muitos momentos do dia-a-dia. Um professor pergunta para verificar se os alunos aprenderam, uma investigadora pergunta para colocar uma hipótese, uma criança pergunta para expressar a sua curiosidade. Que utilidade têm as perguntas no seu dia-a-dia? Gostaria de aprender a fazer perguntas mais claras e distintas?
Venha daí: vamos aprender com alguns pensadores (e perguntadores) a criar e a usar perguntas que nos vão ajudar a pensar melhor, de forma mais clara e distinta, de forma mais autónoma. O pensamento crítico faz parte das 10 Top Skills do Futuro, de acordo com o World Economic Forum. Prepare-se para um futuro perguntador, agora mesmo.
Nesta oficina vamos aprender e aplicar algumas formas de geração de perguntas. Haverá momentos de exercício do pensamento crítico e do pensamento criativo.
TÓPICOS:
- Clareza e distinção nas perguntas
- Tipos de perguntas
- Geração de perguntas
- A procura de respostas.
A quem se destina? A entrada é permitida a quem quer perguntar, jovens e adultos (a partir dos 18 anos).
Referências: Oscar Brenifier, Peter Worley, Phil Cam, Rolf Dobelli, Vitor Lima (INÉF).
Duração: 10h (sessões síncronas e assíncronas)
Funcionamento da oficina: Haverá sessões online, via Zoom e síncronas, para a parte mais teórica da formação e para permitir o pensamento colaborativo e trabalho em grupo. Também vamos trabalhar colaborativamente através da Google Drive, havendo acompanhamento de trabalho através da Google Classroom.
Datas: [o curso é dividido em 5 sessões de 2 horas]
1.ª sessão síncrona – 8 junho, das 18h30 às 20h30
2.ª sessão assíncrona – 2h
3.ª sessão síncrona – 22 junho, das 18h30 às 20h30
4.ª sessão assíncrona – 2h
5.ª sessão síncrona 2h – 6 julho, das 18h30 às 20h30
Sobre a formadora: Joana Rita Sousa é filósofa, formadora e mestre em filosofia para crianças. Trabalha na área da filosofia aplicada desde 2008.
Participação: 40,00 €
Inscrições encerradas.