Ler Pessoa com Jerónimo Pizarro

22/06/2019 às 10h00

15/06/2019 às 10h00

Ler Pessoa com Jerónimo Pizarro

No mês em que se celebram os 131 anos de Fernando Pessoa, a livraria mais antiga do mundo convidou Jerónimo Pizarro, um dos maiores especialistas na obra do autor, para dinamizar duas sessões inéditas inéditas (Ler Pessoa I: Oficina de Edição e Ler Pessoa II: Os heterónimos).

_____________________________________________________________

Ler Pessoa I: Oficina de edição
15 de junho, das 10:00h às 13:00h
 
Abrir as arcas de Fernando Pessoa é abrir um universo textual que está por editar, isto é, por organizar, por decifrar e por anotar. A partir de uma série de manuscritos (fac-similados), os participantes da oficina serão convidados a editar Pessoa e a discutir o processo de forma coletiva. Interessa que todos se possam «apropriar» de Pessoa de forma directa através do estudo dos seus papéis.

Participação: 70,00€
Informações e inscrições: leitor@bertrand.pt

_____________________________________________________________

Ler Pessoa II: Os heterónimos
22 de junho, das 10:00h às 13:00h

Recentemente editados de forma completa, os heterónimos de Fernando Pessoa - Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos - ainda são amplamente desconhecidos. Rever o que sabemos e o que não sabemos acerca deles é uma forma de compreender melhor essas figuras e aquilo que significa o heteronimismo. Este curso pretende mostrar, tal como a oficina «Ler Pessoa I», a forte relação existente entre edição e interpretação quando uma obra é construída postumamente.

Participação: 70,00€
Informações e inscrições: leitor@bertrand.pt

_____________________________________________________________

Jerónimo Pizarro é Professor da Universidad de los Andes, Titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia e Doutor pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), em Literaturas Hispânicas e Linguística Portuguesa. No âmbito da Edição Crítica das Obras de Fernando Pessoa, publicadas pela INCM, contribuiu com sete volumes, sendo o último a primeira edição crítica de Livro do Desasocego. Em 2010 a D. Quixote publicou A Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, livro que preparou com Patricio Ferrari e Antonio Cardiello, depois dos três coordenarem a digitalização dessa biblioteca com o apoio da Casa Fernando Pessoa. Em 2011 a Legenda publicou o livro Portuguese Modernisms in Literature and the Visual Arts, co-organizado com Steffen Dix, com quem já tinha co-editado, em 2008, um número especial da revista Portuguese Studies, e em 2007, um livro de ensaios, A Arca de Pessoa. De 2011-2013 Pizarro foi o Coordenador de duas novas séries da Ática (1. Fernando Pessoa | Obras; 2. Fernando Pessoa | Ensaística), contribuindo com mais de dez volumes. Atualmente, dirige a “Colecção Pessoa” da Tinta-da-China.

Livraria Bertrand - Chiado

Rua Garrett, 73-75

1200 - 203