Clube de Leitura | Shopping Cidade do Porto

28/11/2019 às 18h30

Na sessão de outubro do clube de leitura do Shopping Cidade do Porto, iremos falar sobre o livro Barranco de Cegos, de Alves Redol.

Barranco de Cegos acaba por ser a biografia de uma personagem real, mas fundamentalmente simbólica de um potentado ribatejano, cuja história Redol relata a partir de 1891, ano da revolta republicana no Porto. Aquilo que Redol mostra é, fundamentalmente, a luta interior e exterior de Diogo Relvas - que simboliza tanto a ideologia conservadora de uma classe dominante como a ideologia reaccionária de uma classe decadente - contra a ideologia revolucionária das classes ascendentes. Alves Redol dá-nos, dentro do romance português, o primeiro retrato magistral de um tal tipo de personagem. 

Livro de 1962, é uma das melhores obras de Alves Redol. A narrativa é uma caracterização da burguesia ribatejana, do pensamento e estilo de vida daquela gente. A divisão existente, mesmo dentro da burguesia entre os liberais e os absolutistas, entre os republicanos e os monárquicos, entre os rurais e os urbanos. Mas não só pela caracterização da classe se fica, o relato narra as desventuras de uma família em que diferentes gerações apresentam distâncias cada vez mais latentes. Como obra neo-realista que é, Barranco de Cegos expõe ainda as condições de vida e de trabalho da classe operária rural do Ribatejo. Uma obra importante do neo-realismo português.

Livraria Bertrand - Shopping Cidade do Porto

Rua Gonçalo Sampaio, 350

4150 - 365 , Porto