Bertrand.pt - Ser Mãe É... - A Maternidade Normalizada Pelo Discurso Jornalístico

Ser Mãe É... - A Maternidade Normalizada Pelo Discurso Jornalístico (eBook)

de Ariane Pereira 

idioma: Português do Brasil
Editor: Editora Appris
Edição ou reimpressão: agosto de 2019
5,99€
Disponibilidade Imediata
Ebook para ADE

O livro Ser mãe é... é resultado de inquietações da pesquisadora Ariane Pereira a partir de suas leituras, enquanto mãe, de revistas voltadas para quem espera ou tem um bebê. Vendidas como manuais de puericultura — destinados, por exemplo, a ensinar a cuidar do umbigo, a melhor hora e forma de desmamar, como fazer papinhas nutritivas —, essas publicações, em suas páginas, demonstram ser muito mais do que isso. Configuram-se como definidoras de condutas condizentes com a maternidade, com o ser boa mãe em oposição àquelas que não são próprias ao exercício de amor desmedido, tipificador da maternidade nas sociedades ocidentais contemporâneas. É essa direção das condutas maternas que interessa a este estudo, que se desdobra em duas partes, cada uma contendo dois capítulos. Na primeira são analisados como dois dos imperativos contemporâneos, o aquecimento global/efeito estufa e o trinômio felicidade-autoestima-sucesso, repercutem diretamente no que concerne à maternidade. Nos dois casos, os discursos jornalísticos evidenciam uma responsabilização da mulher-mãe, que deve assumir dois papéis, o de paladina do verde e o de heroína da performance. Movida pelo superpoder do amor-materno, a mulher-mãe, respectivamente, seria a única capaz de reverter o caos climático e teria papel ímpar na formação dos capitais humano e social de seu filho. A maternidade, assim, é pontuada por uma série de atos de heroísmo, mas também por um contínuo exercício de superação, tema da segunda parte desta reflexão. Corresponder ao esperado social e individualmente quando se é mãe implica em colocar-se em combate pelo restabelecimento da criança enquanto indivíduo confiante e empreendedor. Portanto entre as responsabilidades maternas estão o zelo pelo bem-estar físico e psíquico da criança e a atuação para reverter problemas que podem levar à desvantagem competitiva, como a hiperatividade, a tristeza/depressão e a timidez. Empreitada marcada pela busca pela perfeição que, não atingida, leva à culpa. Essa culpabilidade, característica da maternidade contemporânea, é analisada no último capítulo, que busca mostrar por que a sensação de estar sempre em falta é fundamental para a manutenção da mulher-mãe responsável e responsabilizada pelo desenvolvimento físico e psíquico da criança.

Ser Mãe É... - A Maternidade Normalizada Pelo Discurso Jornalístico
de Ariane Pereira 
ISBN: 9788547319434 Ano de edição ou reimpressão: 08-2019 Editor: Editora Appris Idioma: Português do Brasil Páginas: 187 Tipo de Produto: eBook Formato: ePUB i Classificação Temática: eBooks  >  eBooks em Português  >  Ciências Soc. e Humanas  >  Comunicação e Jornalismo

Sugestões

O Olho Da Rua
6,49€
(eBook)
Arquipélago Editorial
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.