Bertrand.pt - Processos Identitários Docentes: Adesão E Desistência

Processos Identitários Docentes: Adesão E Desistência (eBook)

de Camila Jardim Meira 

idioma: Português do Brasil
Editor: Simplíssimo
Edição ou reimpressão: novembro de 2018
7,49€
Disponibilidade Imediata
Ebook para ADE

Neste estudo analiso as tensas e contraditórias adesões e desistências profissionais que se articulam com diferentes modos de docentes da educação básica pública pensarem e viverem a docência. Discuto, a partir dos dados de uma pesquisa empírica, os sentidos conferidos ao trabalho por professoras das séries iniciais, identificando fatores que contribuem para uma relação positiva e/ou negativa com o trabalho docente. Corroborando as ideias de Tardif (2002), segundo o qual "O saber da experiência não se resume à experiência da docência", assumo que compreender a formação identitária do professor é primordial para que possamos compreender a docência. Assim, me enveredei num intrigante caminho de investigação de processos identitários docentes, assumindo a construção identitária como algo dinâmico, relacional e interdisciplinar. Essa escolha requer que se considere o sujeito como ser social e cultural constituído através de sua trajetória pessoal e profissional no mundo do trabalho e da cultura e, por isso, a pesquisa ocupa-se também das experiências das professoras fora da escola. A partir de tal perspectiva, estabeleço um diálogo com os campos da Antropologia e da Formação de Professores, onde dialogamos com autores como: Michel Agier, Claude Dubar, Gilberto Velho, Inês Teixeira, Maurice Tardif, Clifford Geertz, Antônio Nóvoa, Wanderley Codo, Miguel Arroyo, entre outros. Optei por uma metodologia que oportunizasse o olhar do próprio docente sobre si, sua trajetória pessoal e profissional e sobre suas concepções a cerca da educação. Assim coletei dez relatos orais de trajetórias de vidas de professores que atuam nos primeiros anos do Ensino Fundamental em duas escolas públicas de diferentes redes de ensino. Através da abordagem biográfica busquei o acesso ao estudo da vida do sujeito, nas dimensões: pessoal, social e profissional, expressas em relatos sincrônicos por ele próprio produzidos, enquanto entidade diacrônica.

Processos Identitários Docentes: Adesão E Desistência
de Camila Jardim Meira 
ISBN: 9788562069406 Ano de edição ou reimpressão: 11-2018 Editor: Simplíssimo Idioma: Português do Brasil Páginas: 145 Tipo de Produto: eBook Formato: ePUB i Classificação Temática: eBooks  >  eBooks em Português  >  Ensino e Educação  >  Teorias Educacionais e Currículo

Sugestões

A Fé E A Razão
2,99€
Simplíssimo
Crescer Brincando Brincar Para Crescer
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.