Por Amor Aos Animais
de Louise Callaghan
Sobre o livro
A cidade de Mossul, no Iraque, era um lugar vibrante, onde as crianças podiam brincar na rua sem receios e o povo vivia em liberdade e sem privações. E depois, chegou o ISIS.
Novas regras foram impostas. As execuções públicas tornaram-se uma visão comum. Os alimentos começaram a escassear…
Perante a crueldade dos radicais e a miséria que infligiram, os animais do jardim zoológico de Mossul ficaram à mercê das circunstâncias, entregues a si próprios. Para estes animais - afastados do seu habitat natural e incapazes de assegurar a sua sobrevivência - o abandono foi sinónimo de uma morte lenta e agonizante.
Foi neste cenário que surgiu um herói improvável. Abu Laith - o pai de leões - era apenas um homem comum, movido pelo amor aos animais. Tudo o que sabia sobre eles aprendera no canal de TV da National Geographic. Mas no seu coração havia bondade e esperança…
Excêntrico e temperamental, lutou ferozmente para salvar o jardim zoológico de Mossul da devastação da guerra. Juntamente com a sua família, passou fome para manter vivos os «seus» animais. E quando temeu o pior, arriscou tudo numa derradeira operação de salvamento…
Por Amor aos Animais é um relato comovente sobre a força do espírito humano perante a adversidade. Não é fácil escrever sobre o terror e a guerra, mas Louise Callaghan conseguiu fazê-lo sem cair em sentimentalismos - e brindando-nos até com momentos de humor - para contar uma história de amor e dedicação sem limites.