Bertrand.pt - Os Novos Escribas

Os Novos Escribas (eBook)

O Fenômeno Do Jornalismo Sobre Investigações No Brasil

de Solano Nascimento 

idioma: Português do Brasil
Editor: Arquipélago Editorial
Edição ou reimpressão: abril de 2016
2,49€
Disponibilidade Imediata
Ebook para ADE

Há uma grande diferença entre descobrir uma irregularidade e descobrir que alguém descobriu uma irregularidade, avisa Solano Nascimento na frase de abertura deste livro provocador. Ele está se referindo a uma transformação silenciosa – e maléfica – que ocorre no jornalismo dito investigativo no Brasil: não é mais o próprio repórter que desvenda as"Há uma grande diferença entre descobrir uma irregularidade e descobrir que alguém descobriu uma irregularidade", avisa Solano Nascimento na frase de abertura deste livro provocador. Ele está se referindo a uma transformação silenciosa – e maléfica – que ocorre no jornalismo dito investigativo no Brasil: não é mais o próprio repórter que desvenda as maracutaias e falcatruas, mas autoridades que têm a obrigação de fazer isso, como policiais, promotores, procuradores e outros agentes de órgãos de fiscalização. Ao jornalista cabe apenas ter acesso àquela fita, ao tal dossiê, ao vídeo comprometedor.Para detectar essa tendência, o autor observou a cobertura jornalística dos escândalos políticos nas três principais revistas semanais do país – Veja, IstoÉ e Época – em todos os anos em que houve disputa presidencial desde a redemocratização, da eleição de Fernando Collor de Mello, em 1989, à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Com apuro científico e analítico, Solano Nascimento demonstra que a transformação do "jornalismo investigativo" no que ele chama de "jornalismo sobre investigações" é uma realidade incômoda. maracutaias e falcatruas, mas autoridades que têm a obrigação de fazer isso, como policiais, promotores, procuradores e outros agentes de órgãos de fiscalização. Ao jornalista cabe apenas ter acesso àquela fita, ao tal dossiê, ao vídeo comprometedor.- Livro Vencedor do Prêmio Esso 2010, Melhor Contribuição à Imprensa.

Os Novos Escribas
O Fenômeno Do Jornalismo Sobre Investigações No Brasil
de Solano Nascimento 
ISBN: 9788560171156 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Arquipélago Editorial Idioma: Português do Brasil Páginas: 111 Tipo de Produto: eBook Formato: ePUB i Classificação Temática: eBooks  >  eBooks em Português  >  Ciências Soc. e Humanas  >  Comunicação e Jornalismo

Sugestões

A Comunicação Que Não Vemos
8,49€
Paulus Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.