O turismo criativo nos territórios de baixa densidade do Noroeste de Portugal

Estudo de caso dos projetos-piloto do projeto CREATOUR

de Ricardo Gôja 

Bertrand.pt - O turismo criativo nos territórios de baixa densidade do Noroeste de Portugal
eBook
Editor: Sílabas & Desafios
Edição: março de 2022
10%
7,00€
Poupe 0,70€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Disponibilidade Imediata
EBOOK PARA ADOBE DIGITAL EDITIONS (ADE)

Nas últimas décadas, o turista cultural tornou-se mais exigente com a qualidade da oferta dos destinos turísticos. Este tipo de turista passou a exigir um contacto mais direto com a cultura da comunidade que visita sendo a realização de atividades criativas uma das possibilidades. Paralelamente, os destinos turísticos existentes, principalmente, as cidades de pequena dimensão e as áreas rurais necessitam de atrair mais visitantes, potenciar, valorizar e promover os recursos turísticos e criar produtos turísticos mais inovadores, diferenciadores e autênticos. Estes dois aspetos têm conduzido à necessidade de desenvolver um novo segmento ligado ao turismo criativo para as pequenas cidades e áreas rurais, de forma a se conseguir atrair mais visitantes e, por sua vez, desenvolver a sua economia local e regional. Para se conseguir isto é necessário criar projetos criativos e inovadores, de modo a contribuir para o desenvolvimento de destinos turísticos culturais criativos. É neste contexto, que a presente investigação centra-se na análise dos projetos criativos desenvolvidos na região do Noroeste de Portugal, relacionados com seis instituições do Projeto CREATOUR e na avaliação dos seus impactes nos territórios onde foram implementados. Concluímos que as atividades foram avaliadas de forma bastante positiva por parte dos elementos que as realizaram e que gostariam de repeti-las. Também se identificou que as seis instituições-piloto têm potencial para continuarem anrealizar atividades no futuro. De acordo com as entrevistas realizadas aosnagentes locais e regionais, aferiu-se que a região do Noroeste tem potencial para desenvolver um produto turístico criativo, mas foi salientado que os projetos-piloto e as entidades locais e regionais terão que trabalhar em parceria tentando interligar as atividades a produtos ou rotas já existentes na região do Noroeste de Portugal.

O turismo criativo nos territórios de baixa densidade do Noroeste de Portugal
Estudo de caso dos projetos-piloto do projeto CREATOUR
de Ricardo Gôja 
ISBN: 9789898842701 Ano de edição: 03-2022 Editor: Sílabas & Desafios Tipo de Produto: eBook Formato: PDF i Classificação Temática: eBooks  >  eBooks em Português  >  Gestão  >  Hotelaria e Turismo
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.