Bertrand.pt - O Que Os Jogos De Entretenimento Têm Que Os Educativos Não Têm

O Que Os Jogos De Entretenimento Têm Que Os Educativos Não Têm (eBook)

7 Princípios Para Projetar Jogos Educativos Eficientes

de Leandro Roberto Sehn 

idioma: Português do Brasil
Editor: Simplíssimo
Edição ou reimpressão: fevereiro de 2018
10%
4,99€
Poupe 0,50€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Disponibilidade Imediata
Ebook para ADE

"Uma leitura obrigatória e extremamente iluminadora da área de jogos e educação" - Rafael Baptistella, responsável pelo design de jogos para EaD da Universidade Positivo"Considero a pesquisa de Leandro Costa pioneira. Recomendo profundamente o livro dele." - Fabiano Naspolini, editor-chefe do portal fabricadejogos.net"Este trabalho representa, sem dúvida, um avanço importante no conhecimento." - Rita Maria de Souza Couto, Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar Design Educação da PUC-RioEsta é a versão digital e com figuras coloridas do livro impresso. Ela foi produzida para comemorar os 10 anos desta pesquisa que revelou os 7 princípios que fazem com que jogos de entretenimento (digitais ou físicos), quando aplicados para fins educativos, atinjam resultados de aprendizagem extraordinários - ironicamente muito acima dos resultados produzidos por jogos educativos em geral.Entre os exemplos desses jogos de entretenimento estão o Xadrez, os RPGs e os videogames. Mas nem sempre é possível encontrar jogos de entretenimento que abordem conhecimentos mais específicos ou que estejam acessíveis a determinadas realidades. Daí a necessidade de se projetar jogos educativos que sejam tão eficientes quanto os jogos de entretenimento citados.Assim, outra grande contribuição da pesquisa de Leandro Costa foi a apresentação de um método que radicalizou, indo na contramão da forma convencional de se pensar jogos educativos até então. O método inovador prioriza a diversão, muitas vezes em detrimento do próprio conteúdo a ser aprendido, mas conservando pelo menos a estrutura deste ou uma similar a ela. Este método se mostrou eficiente não só na pesquisa como também depois dela ao longo desses 10 anos. O próprio autor e outros game designers o têm aplicado, trazendo à existência diversos jogos educativos que possuem os 7 princípios e que produzem resultados de aprendizagem tão impressionantes quanto os dos jogos de entretenimento estudados no livro.Os 7 princípios e o método projetual do livro são igualmente úteis para a produção de outros tipos de serious games, como advergames e jogos para a saúde por exemplo. Isso porque todos esses jogos têm como meio para atingir seus objetivos a promoção de aprendizagens, sejam elas sobre as qualidades de um produto ou marca no caso dos advergames, ou de uma habilidade sensório-motora que foi prejudicada em um acidente de carro - no caso dos jogos para saúde.

O Que Os Jogos De Entretenimento Têm Que Os Educativos Não Têm
7 Princípios Para Projetar Jogos Educativos Eficientes
de Leandro Roberto Sehn 
ISBN: 9788595130692 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Simplíssimo Idioma: Português do Brasil Páginas: 136 Tipo de Produto: eBook Formato: ePUB i Classificação Temática: eBooks  >  eBooks em Português  >  Informática  >  Sistemas Operativos e Redes

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