O Meu Livro das Profissões
de Sandrina Isabel Patriarca e Ana Paula Couceiro Figueira
Sobre o livro
O presente recurso psicoeducativo pretende ser uma ferramenta plurifacetada. Se, inicialmente, pensada enquanto ferramenta para promoção do desenvolvimento linguístico, em geral, fundamentalmente, para crianças, refletindo, pode, julgamos, ser utilizado com outras faixas etárias, nomeadamente, adultos, por exemplo, numa perspetiva de manutenção e/ou remediação de alguns aspetos do desenvolvimento.
Assim, tem como objetivo o desenvolvimento de competências linguísticas, durante todo o ciclo de vida, através de jogos e atividades lúdicas, originais e atrativas, que podem ser utilizadas por educadores e professores e profissionais no acompanhamento de indivíduos até com declínio cognitivo.
É pensado para promover o desenvolvimento linguístico, incluindo onconhecimento profissional e vocacional, e o desenvolvimento cognitivo, na suandimensão mais declarativa, tendo como público-alvo, preferencial, crianças da segunda à terceira infância (dos 3 aos 12 anos). No entanto, dada a sua tipicidade, pode, simultaneamente, ser utilizado como ferramenta de trabalho com indivíduos de outras idades.
Potencia a aquisição e o desenvolvimento da linguagem compreensiva e escrita; o desenvolvimento de competências de atenção, memória e raciocínio lógico; perceção; competências ao nível das representações mentais; competências criativas e de motricidade fina; desenvolve a autonomia de pesquisa e recolha de conhecimento e, quando utilizado em grupo, o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.
Esta ferramenta, ainda exploratória, cujo precipitante são as profissões potenciais, a partir das letras do alfabeto, tem na sua arquitetura duas componentes: a primeira, composta por tarefas e desafios lúdicos e interativos, organizados por ordem alfabética e, a segunda componente, um dicionário, mais concetual, que reúne um conjunto alargado de profissões de "A" a "Z", permitindo a promoção da autonomia e a familiarização com os hábitos de consulta. Por último, uma atividade de grupo, "Quem sou eu?".
Não se trata de um programa normativo, embora estruturado, que pode ser utilizado de forma flexível pelos educadores ou de forma livre pelos próprios utilizadores.
Embora com título indutor e aparentemente redutor, vai além da aprendizagem e aquisição dos nomes das profissões. É um desafio, ou vários… Um jogo… Abram, folheiem, realizem e, posteriormente, contem-nos como é…