Guia para uma Pedagogia Diferenciada em Contexto de Sala de Aula
Teoria, práticas e desafios
de Ana Saldanha e Marco Ferreira
Sobre o livro
A pedagogia diferenciada, isto é, as metodologias e as estratégias de ensino utilizadas pelos professores de forma a adequar as experiências educacionais às necessidades individuais de cada aluno, não é nada de novo!
nProfessores diligentes e atentos sempre reconheceram as diferentes necessidades dos alunos, tendo constantemente ajustado o seu ensino para essa diversidade. No entanto, dois importantes fatores levam-nos a escrever este livro.
Primeiro, a implementação de uma pedagogia diferenciada em sala de aula não é fácil, absorvendo muito tempo ao professor na sua planificação. O aumento do número de alunos por turma, também não facilita procedimentos de diferenciação, tornando a aprendizagem individualizada difícil de alcançar.
Segundo, com a multiplicação da informação disponível para consulta acerca do ensino e de diferentes modelos pedagógicos, torna-se essencial recentrar o conceito de pedagogia diferenciada à luz das teorias educacionais atuais e apontar práticas e metodologias de ensino - aprendizagem testadas pela investigação educacional.
Recomendado pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC).nn