Bertrand.pt - Financiamento Das Escolas De Educação Básica Na Gestão Democrática E Participativa

Financiamento Das Escolas De Educação Básica Na Gestão Democrática E Participativa (eBook)

de Teresa Ribeiro, Wellington Camargo Fernandes, Elizângela Gomes Nascimento, Janaina Campos Peres Venditti, Bruna Silveira De Abreu, Dartagnhan Salustiano Rodrigues, Elen Luna Moutinho, Irineu Rodrigues De Sousa Neto, Júlio César Marangoni, Plínio Corrêa Júnior, Adriana Zanini Da Silva, Camila Ericka Andrade De Melo, Isis Grace Da Silva, Mary Anne De Oliveira Sena, Regina Célia Fernandes Da Costa Perpetuo, Carlos De Lima Dantas, Meire Cardoso, Simone Pessanha, Emanuel Lucas Batista De Melo, Norelei Rodrigues Frutuoso, Liliane De Almeida Barbosa, Liliane De Jesus Gonçalves e Rosemary Roggero 

idioma: Português do Brasil
Editor: BT Acadêmica
Edição ou reimpressão: agosto de 2019
10%
4,99€
Poupe 0,50€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Disponibilidade Imediata
Ebook para ADE

Durante o processo de organização da proposta do mestrado profissional em Educação, da Uninove, em 2011, a equipe organizadora do futuro programa promoveu uma série de encontros com docentes e gestores(as) das redes municipal e estadual da Educação Básica de São Paulo para, com eles(as), decidir o escopo da Área de Concentração dessa nova modalidade de pesquisa na instituição.O propósito de tais reuniões consistiu em mapear, a partir das experiências desses profissionais, em diálogo com os pesquisadores acadêmicos, os principais problemas presentes no cotidiano da vida escolar. Levando-se em conta a miríade de questões emergentes naqueles debates, considerou-se que grande parte das temáticas apresentadas estavam concentradas no âmbito da administração escolar. Por essa razão, decidiu-se que a "gestão da escola" seria um elemento central para esse projeto.Assim, já na sistematização da proposta do novo programa intitulado "Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais" (Progepe), propôs-se, dentre os três eixos estruturantes do curso, a constituição da "Linha de Pesquisa e de Intervenção Gestão Educacional" (Lipiges).De 2012, ano em que o Progepe iniciou suas atividades regulares, para cá, dezenas de trabalhos, dentre os quais, livros, dissertações, artigos, guias de intervenção pedagógica foram produzidos por discentes e docentes dessa linha. Essas pesquisas, bem como as propostas de ações pedagógicas que dela decorrem, têm confirmado, reiteradamente, a primazia da administração nos impactos sobre a qualidade da educação escolar.De fato, a tese de que a gestão é decisiva no processo educativo pode ser constatada empiricamente no próprio cotidiano educacional das redes públicas. Ali percebermos, dentre outros aspectos, que escolas com estruturas e recursos pedagógicas, financeiros e materiais semelhantes acabam, por vezes, tendo desempenhos muito distintos na qualidade educacional que desenvolvem. Em outras palavras, mesmo considerando, no contexto das redes públicas, os diferentes fatores intervenientes que operam contra o sucesso educacional, uma boa equipe gestora é determinante para a eficiência e eficácia do trabalho pedagógico escolar.Os estudos ora publicados no presente livro, Financiamento das escolas de Educação Básica na Gestão Democrática e Participativa, resultam dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da disciplina "Fundamentos da Gestão Educacional". De uma forma geral, ainda que se trate de pesquisa qualitativa no âmbito de estudos de casos, eles estruturam, por distintos temas e perspectivas, um certo panorama comum da realidade gestora da Educação, particularmente na cidade de São Paulo e sua região metropolitana.

Financiamento Das Escolas De Educação Básica Na Gestão Democrática E Participativa
de Teresa Ribeiro, Wellington Camargo Fernandes, Elizângela Gomes Nascimento, Janaina Campos Peres Venditti, Bruna Silveira De Abreu, Dartagnhan Salustiano Rodrigues, Elen Luna Moutinho, Irineu Rodrigues De Sousa Neto, Júlio César Marangoni, Plínio Corrêa Júnior, Adriana Zanini Da Silva, Camila Ericka Andrade De Melo, Isis Grace Da Silva, Mary Anne De Oliveira Sena, Regina Célia Fernandes Da Costa Perpetuo, Carlos De Lima Dantas, Meire Cardoso, Simone Pessanha, Emanuel Lucas Batista De Melo, Norelei Rodrigues Frutuoso, Liliane De Almeida Barbosa, Liliane De Jesus Gonçalves e Rosemary Roggero 
ISBN: 9788594851055 Ano de edição ou reimpressão: 08-2019 Editor: BT Acadêmica Idioma: Português do Brasil Páginas: 152 Tipo de Produto: eBook Formato: ePUB i Classificação Temática: eBooks  >  eBooks em Português  >  Ensino e Educação  >  Teorias Educacionais e Currículo

Sugestões

A Interpretação Do Desenho Infantil
10%
10% Cartão Leitor Bertrand
5,49€
Editora Appris
Por Uma Educao Sensvel: Brincar, Criar E Sentir
10%
10% Cartão Leitor Bertrand
4,99€
Editora Appris
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.