Factfulness - Factualidade
Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo e porque as coisas estão melhor do que pensamos
de Hans Rosling
Sobre o livro
Quando fazemos perguntas simples acerca de tendências globais - qual a percentagem da população mundial que vive na pobreza; qual a razão pela qual a população mundial está a aumentar; quantas raparigas completam os estudos - obtemos respostas sistematicamente erradas. Tão erradas que um chimpanzé que escolhesse as respostas ao acaso faria melhor do que professores, jornalistas, investidores e laureados com o Prémio Nobel.
Neste livro, o professor de Saúde Internacional e fenómeno global das conferências TED, Hans Rosling - juntamente com os seus colaboradores de longa data, Anna e Ola -, propõe uma nova explicação radical da razão pela qual aquilo acontece.
Revelam os dez instintos que distorcem a nossa perspetiva - desde a nossa tendência para dividirmos o mundo em dois campos (em geral, uma versão do «nós e eles») até à forma como consumimos os média (onde domina o medo) e como percecionamos o progresso (acreditando que a maior parte das coisas está a piorar).
O nosso problema é não sabermos o que não sabemos, e mesmo as nossas conjeturas são determinadas por preconceitos inconscientes e previsíveis.
Afinal de contas, o mundo, com todas as suas imperfeições, está em muito melhor estado do que aquilo que poderíamos pensar. Isso não significa que não existam preocupações reais. Mas, quando nos preocupamos com tudo a todo o momento, em vez de adotarmos uma visão do mundo baseada em factos, podemos perder a nossa capacidade para nos focarmos nas coisas que mais nos ameaçam.
Factfulness é um livro urgente e essencial, que mudará a forma como vemos o mundo e que nos permitirá responder às crises e oportunidades do futuro.
No inicio do livro é apresentado um questionário de 13 perguntas, em que provavelmente o leitor vai errar. Mas não faz mal, o objetivo deste livro é mostrar que o mundo está em constante mudança e que nós, temos de aprender com ela. Coisas de há 20 anos atrás já não são iguais e que há como prová-las. Com uma leitura bastante acessível, Rosling, mostra que a evolução trouxe algumas coisas desagradáveis, mas imensas maravilhosas.
Hans Rosling escreve sobre factos que podem parecer complexos, com uma escrita acessível. Usa dados concretos e estatística para desmontar crenças tidas como factos irrefutáveis pela maioria. O objectivo do livro é combater a visão dramática do mundo com fatos bem pesquisados e estatísticas globais. O livro começa com um rápido questionário de 13 perguntas para testar como o leitor vê o mundo de uma forma geral. Essa é a base de trabalho que o autor usa para mostrar que a visão quase dantesca do mundo deve ser repensada. Este livro não tenta aligeirar os problemas do mundo actual, longe disso. O autor admite que são necessárias mudanças profundas, mas não há como negar que melhorou e está a melhorar.
Rosling escreve sobre as coisas mais importantes no mundo e fá-lo de forma acessível e descontraída. Desmonta mitos através de factos, um verdadeiro exemplo do que uma não-ficção deve ser. O autor expõe a ignorância, clarificando a verdade, e explorando as implicações lógicas em cada temática apresentada. Rosling e o seu livro são um excelente presente para o mundo.
Um livro imprescindível para conhecer o mundo e a realidade em que vivemos. Para nos fazer refletir sobre o que (pensamos que) sabemos e o que ainda podemos vir a saber. O quão longe já chegamos, mas ainda o quanto ainda há a fazer para melhorar! Excelente leitura!
Trata-se de guia indispensável para pensar claramente acerca do mundo e das temáticas mais polémicas. O “Factfulness”, ou Factualidade na tradução portuguesa, propõe uma análise às razões pelas quais estamos errados acerca do mundo e porque as coisas estão melhor do que realmente pensamos. "Apenas os factos contam a verdadeira história e o mundo que temos é muito melhor do que aquilo que pensamos." Estas são duas ideias chave do livro Factfulness .