Sobre o livro
ESTRATÉGIA: passo-a-passo não é apenas um
livro sobre Estratégia das organizações, mas também um manual prático de como
elaborar uma Estratégia.
Centrado no vigoroso conceito que compreende a elaboração de uma Estratégia como um processo
prático, composto por actividades, que alguém tem de realizar, as quais possuem
metas objectivas e reconhecíveis, este livro foi desenhado em torno de uma
agenda - ou se se quiser de um road map
- que é, só por si, um instrumento de gestão de grande utilidade para uso permanente
dos gestores e decisores das organizações.
É, pois, um livro que se destina a estar sempre presente na secretária do seu leitor. Não apenas
para ser lido, mas muito principalmente para ser consultado amiúde.
As actividades são compostas por tarefas. As tarefas podem ou não ser descentralizadas. Quem as
executa deve conhecer-lhes o princípio, o meio e o fim. Por isso, numa
organização, actividades e tarefas têm de estar claramente alinhadas e
delimitadas.
ESTRATÉGIA: passo-a-passo pode ser um instrumento
decisivo para esse alinhamento, permitindo que na elaboração de uma estratégia
participe quem é essencial, fazendo aquilo para que é útil e entregando
resultados e descobertas de valor para uma estratégia competitiva.
Este livro não se contém no processo. Também apresenta um extenso instrumental de modelos e
ferramentas a serem utilizados em cada actividade, em particular, e no processo
de elaboração estratégica, em geral.
Um processo dividido em 18 actividades, apresentadas em 3 partes, com 8 capítulos, subdivididos em
40 pontos de referência e ilustrados por 57 figuras e tabelas, concebidos num
manual que visa facilitar uma via que possibilite a todas as organizações
possuírem uma estratégia partilhada desde a sua elaboração, à sua realização e
à sua revisão é, em suma, a melhor síntese descritiva do que se pode encontrar
no interior desta obra.
Um livro para que a Estratégia Aconteça!