E-learning e E-conteúdos
Aplicações das teorias tradicionais e modernas de ensino e aprendizagem à organização e estruturação de e-cursos
de Jorge Reis Lima e Zélia Capitão
Sobre o livro
Com o advento da sociedade digital aparecem novos paradigmas na área da educação e da formação, tal como a formação ao longo da vida, como factor fundamental na estabilidade do indivíduo no mercado de trabalho. É fundamental conceber soluções de e-Learning que flexibilizem o acesso aos recursos de aprendizagem (qualquer sítio, qualquer hora) implantando estratégias pedagógicas adequadas a uma aprendizagem mais eficaz. A qualidade e relevância dos conteúdos de um curso de e-Learning são factores condicionantes para o seu sucesso requerendo a compreensão dos mecanismos subjacentes aos processos de ensino e aprendizagem. O livro «e-Learning e e-Conteúdos» descreve o processamento da aprendizagem - "como se aprende" - e sugere modelos para a estruturação de e-conteúdos - "como ensinar". A análise de três e-cursos mostra a importância das orientações pedagógicas relativas à aprendizagem, à estruturação dos conteúdos e ao desenho da sua interface.