Caro Evan Hansen
de Justin Paul, Benj Pasek, Steven Levenson e Val Emmich
Sobre o livro
Quando uma carta que ninguém deveria ter visto, aproxima Evan Hansen de uma família em sofrimento pela perda de um filho, ele depara-se com a oportunidade de uma vida: o desfrutar do sentimento de pertença. Ele tem apenas de fingir que Connor Murphy, um rapaz manifestamente perturbado que frequentava a mesma escola, era o seu grande amigo secreto. De um momento para o outro, Evan deixa de ser invisível - até mesmo para a rapariga dos seus sonhos. E os pais de Connor acolhem-no como se Evan lhes pertencesse, desesperados para, através dele, saberem mais sobre a existência enigmática do seu recém-falecido filho. À medida que Evan se embrenha na espiral de revolta, arrependimento e confusão da família Murphy, ele tem consciência de que o que está a fazer é errado. Mas se está a ajudá-los, o que terá isso de errado? Agora que deixou de ser atormentado pela ansiedade causada pelo desapontamento nos olhos da sua mãe, este novo Evan encontrou um objetivo. E também confiança. Cada dia da sua vida é surpreendente. Até que surge o risco de tudo vir a ser desvendado e Evan confronta-se com um obstáculo: ele próprio. Uma pequena mentira leva a verdades complexas nesta emocionante narrativa sobre sofrimento, autenticidade, e capacidade de luta para usufruir do sentimento de pertença numa idade de ligações efémeras e isolamento profundo.
Comentários
-
Leitura comovente
Narrado sob a perspectiva de Evan, este romance consegue ilustrar na perfeição a luta diária de quem é afectado por distúrbios de ansiedade. A saúde mental é precariamente valorizada na maioria dos casos em que está comprometida, razão pela qual existe um grande desconhecimento da sua prevalência. O estigma é ainda uma realidade. A vergonha impede a abertura e a frontalidade. Numa época em que as pessoas estão imensamente ligadas umas às outras, é verdadeiramente uma infelicidade que a ansiedade impeça alguém de ser feliz. Por isso, é importante falar. Mais importante ainda, ouvir. Os apelos podem ser silenciosos e é necessário aprender a escutá-los antes que seja demasiado tarde. (...) Partindo de um musical que adorei, foi com muito entusiasmo que comprovei que o romance é igualmente maravilhoso. Evan personifica um desafio pessoal imenso que é levado até ao fim, surpreendendo não só com a sua inocência mas também com a luta que gradualmente edifica. Aconselho vivamente esta leitura comovente que, acompanhada da banda sonora, se torna ainda mais pungente. Relembrem-se: "Ergue a cabeça e olha em volta. Serás encontrado."
"Caro Evan Hansen" é uma história sobre a necessidade que temos de enfrentar os nossos medos e fantasmas; de sermos fracos e fortes; de mentiras, de verdades e boas intenções; de encontrar o sol nos dias em que o céu está mais nublado. Uma história que fala do que somos, do que fomos e do que seremos; sobre estarmos perdidos no meio da multidão e, acima de tudo, sobre sermos "encontrados".