A Revolta - Os Jogos Da Fome - Livro Iii
de Suzanne Collins
Sobre o livro
Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…
Este último livro da trilogia é bem diferente dos anteriores. Apesar de a arena de batalha ter desaparecido, a luta continua em escala maior, enquanto os revolucionários tentam derrubar o Capitólio e construir um mundo diferente. Gostei imenso deste livro, apesar de ter claramente um ritmo diferente dos anteriores. Também acho que o final poderia ser diferente, ainda que o escolhido pela autora seja apropriado.
O final tão aguardado da trilogia. Katniss é agora o símbolo da revolução. A tão aguardada esperança dos cidadãos fartos de opressão e matança. Mas será que tudo é assim tão simples? Katniss desespera com o desaparecimento de Peeta e o facto de ser tão importante para a revolução está a desesperá-la. Nomeadamente porque demasiado importante para se encontrar nas linhas da frente de ataque. No derradeiro capítulo da saga cada página é um mini ataque de pânico. Cada voltar de folha um novo suspiro. É empolgante e derradeiro, mas deixa algo a desejar em relação aos seus antecedentes.