A mulher da lama
de Joyce Carol Oates
Sobre o livro
Uma criança é abandonada pela mãe no leito lamacento do Black Snake River. Contra todas as expectativas, «a menina da lama» sobrevive e é adotada por um casal de classe média que tentará esconder para sempre essa terrível história. Mas o presente vai tornar-se surpreendentemente vulnerável aos agentes do passado.
Meredith «M. R.» Neukirchen será a primeira mulher a presidir a uma universidade da Ivy League. Emersa numa carreira absorvente, num amor secreto por um homem que não define os seus sentimentos, e preocupada com o ambiente político dos Estados Unidos em vésperas da Guerra do Iraque, M. R. depara-se subitamente com inúmeros desafios. Para além de
ver a sua carreira em jogo, as duras marcas do passado e o confronto com «a menina da lama» ameaçam fazer ruir todas as suas convicções.
Um romance emocionante que explora o elevado preço do sucesso na vida de uma mulher a braços com os seus demónios pessoais e profissionais.
O que é sonho? O que é real? Nesta desafiante obra, que põe em destaque o papel da mulher numa sociedade dominada por homens, coabitam sonho, alucinação e real. Uma personagem marcada por traumas, que tenta negar o passado e que é moldada pelos outros.
A obra narra a vida de uma mulher abandonada pela mãe num lamaçal. Resgatada por um deficiente e depois adotada por um casal que são exemplos de bondade cristã, enquanto no seu crescimento ela se mostra muito inteligente, competente e trabalhadora e consegue subir muito alto na vida. Um leitura algo perturbadora que vai captando o nosso interesse com o avançar das páginas. Gostei muito da escrita!!!