Bertrand.pt - A Mercadoria Do Futebol

A Mercadoria Do Futebol (eBook)

de Mariana Zuaneti Martins 

idioma: Português do Brasil
Editor: Autoresporte
Edição ou reimpressão: setembro de 2017
12,99€
Disponibilidade Imediata
Ebook para ADE

Este livro trata do contexto profissional do futebol e da ação sindical de jogadores no Brasil, no período pós Lei Pelé. Para tanto, utilizei três estratégias de pesquisa: (i) a análise da influência dos dispositivos estruturais e ideológicos relacionados a este mundo do trabalho do futebol na ação sindical; (ii) a descrição e análise do modelo de sindicalismo adotado pelo SAPESP (Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo), com base na sua plataforma, ideologia e na forma de se relacionarem e de atingir seus associados; e (iii) análise de outras formas de ação coletiva entre jogadores de futebol que confrontassem aquelas adotadas pelos sindicatos oficiais da categoria, em especial, a emergência do Bom Senso F.C., estratégia esta que intentou um olhar para a ação sindical que não se restringisse apenas a entidade representativa. Neste sentido, executei um levantamento documental nos sítios eletrônicos do SAPESP e da FENAPAF, bem como de periódicos esportivos de grande circulação. Além disso, realizei entrevistas semiestruturadas com dirigentes dos sindicatos de atletas do estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul, atletas integrantes do Bom Senso F.C. e atletas em atividade que representavam a base de um desses sindicatos. Analisei esses materiais apoiada em produções sobre o sindicalismo brasileiro e o sindicalismo no futebol. Demonstro que a atuação do SAPESP e da FENAPAF nas últimas duas décadas têm se restringido a questões pontuais de defesa de alguns direitos dos trabalhadores, com uma atuação mais voltada aos jogadores de clubes pequenos. Do ponto de vista funcional e estrutural, o SAPESP opera uma separação entre categoria e sindicato, que tem servido para justificar os limites das ações da entidade, bem como dar liberdade para esta agir sem a necessidade de anuência da base. Do ponto de vista ideológico, o SAPESP e a FENAPAF têm feito críticas pontuais para a gestão do futebol brasileiro, apostando numa estratégia de diálogo e não de enfrent

A Mercadoria Do Futebol
de Mariana Zuaneti Martins 
ISBN: 9788595130470 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Autoresporte Idioma: Português do Brasil Páginas: 331 Tipo de Produto: eBook Formato: ePUB i Classificação Temática: eBooks  >  eBooks em Português  >  Desporto e Lazer  >  Futebol

Sugestões

Eu, Goleiro
2,99€
(eBook)
Viseu
O Brasil Dança Com O Diabo
2,49€
Lazuli
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.