5 curiosidades sobre o animal que tomou conta do mundo
Por: Beatriz Sertório a 2023-01-12
Últimos artigos publicados
O animal que tomou conta do mundo não é forte como um leão, não nada tão bem como um golfinho, não é tão grande como um elefante, nem tem asas para voar… ainda assim, é hoje o animal mais poderoso do planeta Terra, e é dele que depende o destino de todos os outros animais. Sabes de quem estamos a falar?
1. O animal mais poderoso do planeta
Sim, é mesmo isso que estás a pensar. Eu, tu e todas as pessoas que conheces, somos animais. Uma espécie de mamíferos no meio de tantas outras, à qual os cientistas chamaram de Homo Sapiens Sapiens. No entanto, evoluímos de tal forma que hoje em dia não há animal que se compare, e depende de nós e das nossas ações a salvação ou extinção de todas as outras espécies. Mas, se não temos garras nem grandes dentes afiados, como foi que conseguimos chegar ao topo da hierarquia animal?
2. Tudo começou com uma pedra
Cada animal tem o seu talento: as aranhas tecem teias para apanhar mosquitos, as abelhas fazem colmeias e produzem mel, os castores constroem barragens para se abrigarem de predadores… e os humanos? Bem, tudo começou quando um decidiu pegar numa pedra e usá-la para partir um osso. Lá dentro, encontrou a medula que lhe serviu de refeição e que achou deliciosa e, rapidamente, todos os humanos começaram a usar pedras — não só para partir ossos, mas também, posteriormente, para criar utensílios —, algo que mais nenhum animal conseguia fazer. Mas não ficaram só por aí!
3. A maior descoberta da Humanidade
Tendo começado a utilizar cada vez mais as pedras, os nossos antepassados acabaram por fazer uma das mais importantes descobertas da Humanidade: o fogo. Batendo com uma pedra noutra, passaram a dispor da melhor arma que tinham tido até então para se protegerem dos animais selvagens e, mais importante ainda, uma forma de tornar a comida mais macia e fácil de digerir — aprenderam a cozinhar! Alguns cientistas acreditam mesmo que foi o ato de cozinhar que permitiu que o cérebro humano começasse a crescer pois libertou tempo, esforço e energia que anteriormente era direcionado para o estômago (que era maior nessa altura) e redirecionou-os para o cérebro.
4. A união faz a força
Outra característica que faz dos seres humanos um animal tão especial é a sua capacidade de cooperação em grande escala. Um humano pode não conseguir derrotar um chimpanzé, porque não é tão forte nem tão rápido como este, mas mil humanos juntos conseguem fazer coisas que os chimpanzés estão longe de imaginar. Todas as grandes conquistas da Humanidade, como ir à Lua, foram o resultado da cooperação entre centenas de milhares de pessoas.
5. O grande superpoder dos humanos
Os seres humanos têm ainda um outro superpoder que mais nenhum animal partilha e que tu de certeza conheces bem: o de criar, contar e acreditar em histórias. Para além de ajudar a desenvolver a nossa imaginação e contribuir para a invenção de coisas incríveis, as histórias, mitos e lendas unem as pessoas e constroem a sua cultura e identidade. A próxima vez que estiveres a ler um livro pensa que és o produto de gerações e gerações de contadores de histórias!