"Pintinhas às Bolinhas", de Afonso Cruz

Por: Sónia Rodrigues Pinto a 2020-01-23 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Afonso Cruz

Afonso Cruz

Afonso Cruz é o multipremiado autor de romances como Para onde vão os guarda-chuvas ou Jesus Cristo bebia cerveja. Recebeu, entre outros: Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores; Prémio Fernando Namora; Prémio Sociedade Portuguesa de Autores; Prémio Time Out - Melhor Livro do Ano; Prémio da União Europeia para a Literatura; Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco e Prémio Literário Maria Rosa Colaço. É escritor, ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Em julho de 1971, na Figueira da Foz, era completamente recém-nascido, e haveria, anos mais tarde, de frequentar lugares como a António Arroio, as Belas-Artes de Lisboa, o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de meia centena de países. Assina, desde fevereiro de 2013, uma crónica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias sob o título «Paralaxe». Recebeu vários prémios e distinções nas diversas áreas em que trabalha, vive no campo e gosta de cerveja. Os seus livros estão publicados em vários países.

VER +

10%

Paz Traz Paz
15,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Hoje gostaríamos de te deixar uma sugestão em forma de verso. Já conheces Afonso Cruz ? Talvez fiques surpreendido em saber que, para além de escritor, é também ilustrador, cineasta e músico. Uma das suas últimas publicações é a obra Paz Traz Paz , um livro de poemas que cabe no coração de todos. Podes pegar neste livro e lê-lo com os teus pais, com os teus avós, com os teus primos ou até com os teus amigos! 

É o livro perfeito para nos fazer acreditar que a poesia é para todos , e não escolhe idades. Se não acreditas em nós, espreita o poema Pintinhas às Bolinhas :

 


 
Pintinhas às Bolinhas , de Afonso Cruz

Gosto muito de visitar os meus vizinhos do lado,

dois irmãos, que consulto

como se fossem nuvens ou borras de café.

O Manuel tem oito (às vezes

tem seis ou nove, nós não temos sempre a mesma idade,

varia muito muito,

às vezes

somos incrivelmente maduros e temos

uns dez ou treze anos,

e outras vezes somos muito infantis

e até gatinhamos),

e o João tem cinco (ou os que lhe apetecer).

Todos os dias bato à porta da casa deles

só para saber o que se passa,

como quem lê o jornal.

Por exemplo, hoje às oito da manhã,

disse-me o Manuel, quando lhe perguntei

sobre a sua visita ao jardim zoológico:

As girafas e as zebras são parecidas,

a diferença é que as zebras têm as pintinhas às risquinhas

e as girafas têm as pintinhas às bolinhas.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.