Omelete verde, da "vegetariana em part-time" Jo Pratt

Por: Bertrand Livreiros a 2020-08-19 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Jo Pratt

Jo Pratt

Jo Pratt é chef, food stylist, apresentadora e autora de vários livros de cozinha premiados. Foi distinguida com o prémio Gourmand na categoria de escrita e colaborou com alguns dos chefs mais conhecidos do Reino Unido. Vive em Londres com o marido (o homem mais bem alimentado de Inglaterra) e os dois filhos (os seus críticos gastronómicos mais exigentes!).

VER +

10%

Vegetariano em Part-time
18,80€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

10%

Vegetariano com Peixe
18,80€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Uma omelete funciona bem como um brunch, um almoço ou um jantar ligeiro, mas, para Jo Pratt, este é um ótimo prato para desfrutar logo de manhã, porque nos deixa saciados, cheios de energia e prontos para enfrentar o dia. Pode usar quaisquer ervas aromáticas ou vegetais que tenha à mão, o essencial é certificar-se de que usa os melhores ovos que encontrar e que não os cozinha em demasia.

A receita faz parte do livro Vegetariano em Part-time, que inclui 80 receitas de base vegetariana, com indicações sobre como acrescentar, caso o deseje, carne ou peixe. O mais recente livro da autora, Vegetariano com Peixe, já se encontra disponível para pré-venda.


Tempo de preparação: 15 minutos / Doses: 1

Ingredientes:

2 grandes punhados de vegetais verdes, como espargos, feijão -verde, brócolos, curgete ou cebolo
1 c. de sopa de óleo de colza ou azeite, mais algum para servir
3 ovos grandes
uma mão -cheia de endro picado, mais algum para servir
1 noz de manteiga
raspa de ¼ a ½ limão
2 c. de sopa de crème fraîche ou natas azedas
flor de sal e pimenta preta moída no momento

 

Preparação:


Corte os vegetais em fatias finas. Aqueça o óleo numa frigideira e em lume médio e salteie os vegetais até estarem macios e quase dourados.


Entretanto, parta os ovos para uma taça. Acrescente o endro, sal e um pouco de pimenta preta e misture com um garfo. Aqueça uma frigideira antiaderente adequada para omeletes e junte a manteiga. Quando a manteiga estiver a borbulhar, espalhe-a pela superfície inclinando a frigideira e acrescente a mistura de ovo. Use as costas do garfo para distribuir o ovo. Alise a superfície e deixe cozinhar durante cerca de 1 minuto, até os ovos estarem firmes. Retire do lume.


Misture a raspa de limão, o crème fraîche, o sal e a pimenta com os legumes salteados e, com a ajuda de uma colher, coloque-os por cima de metade da omelete. Com uma espátula, dobre a outra metade e retire para um prato.

Finalize com um pouco de pimenta preta, um fio de azeite, raspa de limão e endro picado.

 

Versão flexível:


O peixe e o marisco são ambos pares perfeitos para o endro e o limão nesta omelete. Experimente usar algumas fatias de salmão fumado cortadas em pedaços, uma mão-cheia de camarão-tigre cozido ou juntar ao recheio 50 g de carne de caranguejo, branca e macia.

 

Bom apetite!

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.