Curso | Economia Política

Por: Bertrand Livreiros a 2022-03-25

10%

Manual de Economia Política
33,31€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Curso online | Economia Política
Com Francisco Louçã e Mariana Mortágua

 

A ciência económica está a viver uma mutação, desafiando as tradicionais teorias sobre o equilíbrio dos mercados, que imaginam uma sociedade artificial e reduzem a racionalidade à maximização das vantagens individuais, e substituindo-as por análises de processos dinâmicos em economias reais marcadas por desigualdades de poder. A transformação da ciência resulta também da sua obrigação de compreender novas (e velhas) questões, como as crises, a economia do clima, as transformações do trabalho, o reforço do rentismo financeiro e o papel das instituições e, nomeadamente, das novas redes de comunicação.

 

Programa:

25 de março

O salário provoca desemprego?
Alguma teoria económica afirma que, se o salário mínimo for aumentado, terá como consequência fazer crescer o desemprego. Haverá mesmo esta relação de causalidade? Esta primeira sessão do curso apresenta os conceitos de procura agregada, de PIB e de distribuição dos rendimentos, explorando o exemplo português, que desmente que o salário provoque desemprego, e as relações entre as dinâmicas sociais e económicas.

Quem cria a moeda? A criptomoeda é uma moeda?
A moeda está no centro da nossa vida económica, mas, apesar disso, a sua origem e natureza permanecem mistérios que a teoria económica nunca resolveu inteiramente. Esta sessão trata das várias visões teóricas sobre a moeda, e de como uma dessas teorias criou equívocos duradouros nas políticas económicas.  Discute ainda novos fenómenos especulativos, como a Bitcoin, que alegam ser moeda, ou mesmo ouro.


31 de março

O mercado é uma pessoa de bem?
Seres racionais que atuam em mercados normalmente perfeitos, ainda que sujeitos a falhas. Assim se estruturou a economia tradicional, que concebe os mercados como lugares neutrais, manifestações de uma ordem natural, independente da vontade ou ação humana. Esta sessão dedica-se a discutir conceitos centrais da economia neoclássica, como racionalidade ou eficiência, e a apresentar alternativas que aproximam a teoria da realidade, onde cada individuo está integrado numa sociedade permeada por relações de poder.


O clima pode ser salvo pelo capitalismo?
A quarta sessão apresenta a economia do ambiente, revendo as principais discussões sobre os efeitos económicos e sociais das alterações climáticas, a evolução da energia e um balanço das soluções de mercado. Discute depois que formas de planeamento e que estratégias económicas podem conduzir uma transição energética e produtiva.


7 de abril

A internet vende mercadorias ou pessoas?
A internet constitui uma infraestrutura de comunicação que é hoje determinante na comercialização de produtos, na gestão do entretenimento e na ocupação do tempo, da atenção e da atividade social. É também o lugar de poder das maiores empresas do mundo, que atingem uma dimensão nunca antes vista, exercendo um poder global. O que é que vendem, como é que são criados os seus lucros?  

A China vai dominar o mundo?
A última sessão discute os rumos da economia global. No pós-Segunda Guerra Mundial os EUA afirmaram-se como a maior economia do mundo. Os processos de liberalização, globalização e financeirização foram essenciais para a construção dessa hegemonia, mas criaram também as raízes do seu atual enfraquecimento perante a ascensão da China enquanto potência económica e financeira. Vai China dominar o mundo?  

 

 

Sobre os formadores:

Francisco Louçã é economista e professor catedrático na Universidade de Lisboa (ISEG). Publicou nos anos recentes uma trilogia sobre as classes sociais em Portugal, com João Teixeira Lopes, Jorge Costa e Lígia Ferro (Os Burgueses, 2014; As Classes Populares, 2017; e As Classes Médias, 2019) e um estudo sobre a crise financeira (Sombras, 2017, com Michael Ash). Foi deputado e é membro do Conselho de Estado.

Mariana Mortágua, doutorada em Economia pela Universidade de Londres, é deputada e professora convidada no ISCTE. É coautora, entre outros livros e artigos, de A Dividadura (2012), Europa à Beira do Abismo (2014), Privataria (2015) e Manual de Economia Política (2021).

 

 

As sessões decorrem na plataforma Zoom.


 

Data: 25, 31 março e 7 abril, das 18h00 às 20h00 [Inscrições encerradas]
Participação: Pack curso + livro Manual de Economia Política*, de Francisco Louçã e Mariana Mortágua: 55,00€ 
* Livro com 10% desconto em cartão Leitor Bertrand

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.