Compreende as tuas emoções

Por: Marisa Sousa a 2020-03-23

Rafael R. Valcarcel

Rafael R. Valcárcel, um criador de histórias, como gosta de se definir, fundou a editora Palabras Aladas.

VER +

10%

Emocionário (Diz o que Sentes)
16,60€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

10%

As minhas emoções
13,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Sem emoções, serias como um robô. Sabias que os sentimentos e as emoções surgem no teu cérebro e, depois, podem afetar todas as partes do teu corpo, desde a cabeça aos dedos dos pés? Todas as emoções, incluindo a raiva, o medo e a tristeza, são importantes porque permitem que as outras pessoas te compreendam e também te ajudam a conheceres-te a ti próprio e a seres mais verdadeiro. Vamos descobrir um pouco mais sobre algumas das emoções que sentes mais frequentemente?

 


 

 
Irritação 

Algumas pessoas chamam-lhe stress. Quando te sentes irritado, ficas mais nervoso e tenso. Sabes que se não dormires o número de horas suficiente, podes começar a sentir irritação, fúria, hiperatividade, mau humor e fome? Se te sentires exausto, stressado ou preocupado, faz algumas atividades que te ajudem a relaxar: passeia, ouve música, respira fundo, vê um filme divertido, faz uma sesta, toma um banho quente, faz exercício ou conversa com um amigo ou familiar sobre o que te preocupa.

 

 

Raiva

Também é conhecida como "ira", "cólera" ou "fúria". É muito rápida a chegar e a dominar-te. Normalmente, acontece em situações que consideras injustas. Pode ser útil, porque te dá a energia necessária para te defenderes, mas tens de a controlar e não deixar que seja ela a controlar-te a ti. Quando estás com raiva não consegues pensar. Dicas para controlares a tua raiva: põe as mãos no bolso ou senta-te sobre as mãos; respira fundo e expira sobre as tuas mãos; pede um abraço; faz um punho com a mão e depois relaxa-a; conta até cinco. Imagina que a tua frustração é um balão chamado "não é justo". Agora finge libertar o balão.

 

 

 
Tristeza

Quando estás triste, brilhas menos e ficas sem energia. Às vezes, pode ser necessário libertar a tristeza. Chorar faz bem. Dicas para lidares com a tristeza: encontra o teu lugar perfeito, pensa em coisas boas, fecha os olhos e respira até fi cares mais calmo.

 

 

 
Medo

O medo aparece quando achas que te vai acontecer alguma coisa de mal. Pode ser importante porque te ajuda a estares alerta em relação aos perigos. Se o teu medo crescer muito, muito, muito, vais perder o controlo. Conhecer novas pessoas ou ler em voz alta pode ser assustador. Ter medo não é sinal de fraqueza. Toda a gente tem medo de vez em quando, até os adultos.

 

 
Remorsos

Sentimos remorso quando fazemos algo de errado. O remorso faz com que não consigas parar de pensar no que fizeste de errado e faz com que, pouco a pouco, sintas mais culpa. A culpa vem lembrar-te de que és responsável pelo que fazes. Queres uma dica? Pede desculpa quando fizeres algo de errado, e evita repetir. Vais sentir-te melhor.

 

 

Inveja

A inveja é um bichinho que devora a tua alegria e que faz chegares a desejar que as coisas corram pior aos outros do que a ti, em vez de te preocupares apenas contigo. A inveja nasce sempre em ti por causa de alguma coisa que os outros têm e que tu gostarias de ter.

 

 
Alegria

Quando sorris, os químicos da alegria fazem uma pequena festa dentro da tua cabeça. Quando sorris, fazes as coisas melhor, mexes-te mais, dás-te melhor com a tua família e com os teus amigos, o teu corpo fica mais saudável, és mais generoso e contagias os outros.

 


 
Queres saber mais sobre as tuas emoções?

Os dois livros, disponíveis na montra lateral, ajudaram-nos a escrever este texto e vão ajudar-te a entender o que sentes. 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.