A Biblioteca Tianjin Binhai já é considerada a mais bonita da China

Por: Sónia Rodrigues Pinto a 2019-10-10 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Últimos artigos publicados

Três obras imperdíveis de Norman Mailer para ler em português

Romancista, jornalista, realizador de cinema e polemista invertebrado, o autor norte-americano Norman Mailer completaria 100 anos no passado dia 31 de janeiro. Nascido em 1923, em Long Branch, Nova Jérsia, Norman Mailer cresceu em Brooklyn, Nova Iorque, formou-se em engenharia em Harvard e serviu durante a guerra nas Filipinas. Esses foram os anos que inspiram Os Nus e os Mortos (1948), considerada por muitos a sua obra maior. 

Em memória das vítimas do Holocausto

Localizado no sul da Polónia, Auchwitz que foi o maior campo de concentração operado pela Alemanha Nazi, funcionou com uma verdadeira fábrica de morte, de maio de 1940 a janeiro de 1945. Embora o número exato de mortos seja impossível de determinar, estima-se que mais de um milhão de prisioneiros (entre eles, judeus — a maioria —, mas também prisioneiros políticos e criminosos comuns) perdeu as suas vidas neste campo, sendo que a estimativa do número total de mortos no Holocausto chega aos 6 milhões.

Cinco livros de banda desenhada de autores nacionais

Ao longo dos últimos anos, foram vários os autores que se destacaram na publicação de obras de banda desenhada ou de novelas gráficas em Portugal. Neste campo de representação de uma linguagem universal, há histórias para miúdos e graúdos, que amplificam horizontes e a nossa capacidade imaginativa. Por isso recomendamos cinco livros de autores portugueses cuja obra deve conhecer. 

Livrólicos de todo o mundo: preprarem-se para uma viagem inesquecível. O destino? Norte da China, em Tianjin , onde uma das bibliotecas mais bonitas do mundo ganhou raízes. A Biblioteca Tinajin Binhai foi inagurada no final de 2017 e o seu aspeto futurista, repleto de livros do chão ao teto, tornou-se ponto de passagem obrigatório para amantes da literatura e da arquitetura. 
 

 

 

 
As Serpentes de Livros em Binhai, Tianjin

O projeto foi criado pelo MVRDV , um atelier holandês, em conjunto com o Planeamento Urbano e o Instituto do Design de Tianjin, com o objetivo de aliar o antigo ao moderno e tornar os milhões de livros no foco principal do edifício. Paralelamente, a biblioteca foi também pensada como força impulsionadora do centro cultural do distrito de Binhai, em Tianjin, metrópole que está em franco desenvolvimento nos últimos anos.  

Ao todo, são cinco andares repletos de prateleiras onduladas, onde os livros serpenteiam em volta de uma estrutura esférica gigante, erguida no centro do átrio, um auditório redondo que se assemelha a um olho e que já foi, por isso, apelidado de  “O Olho de Binhai” .

Com mais de 33 mil metros quadrados, são precisos vários dias para percorrer as estantes todas e seriam precisos muitos anos para ler todos os seus livros. Nas prateleiras superiores, inacessíveis, foram colocadas placas de alumínio a imitar os livros. A biblioteca, ainda assim, tem uma oferta de mais de 200 mil obras. 

O nível subterrâneo, destina-se a armazenamento e arquivo de livros e o piso térreo às crianças e idosos, por ser de fácil acesso. Já o primeiro e segundo pisos são compostos por salas de leitura, (mais) livros e salas de estar, e os dois últimos andares são ocupados por salas de reuniões, informática, áudio e escritórios.

 

 

 

 

Aos fins-de-semana, em média, a Biblioteca Tianjin Binhai recebe 15 mil visitantes . Por aqui, só temos pena de (ainda) não fazermos parte dessa estimativa. Fica o desafio, livrólicos: que tal no próximo fim-de-semana?

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.