Índice:     A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z  Ö  
Francisco Quelhas

Nos dias de hoje ouve-se dizer com frequência que os tempos estão difíceis, mas o que diria um casal há trinta ou quarenta anos atrás, em que os recursos financeiros, humanos e sociais eram escassos, as famílias eram numerosas, (10 a 15 filhos), e os empregos remunerados eram para famílias com alguma cultura e alfabetização, ou para quem tivesse um pouco de conhecimento.
Foi num desses ambientes que eu nasci e dei os primeiros passos para a vida, foi num ambiente genuinamente rural, mais concretamente, na freguesia de Póvoa do Concelho, concelho de Trancoso e distrito da Guarda.
Neste meio iniciei o meu processo formativo, repartido com mais dez irmãos, sendo eu o sétimo filho, de um casal humilde e trabalhador, que me ensinou a lutar por aquilo que mais desejava, e desde muito cedo me incutiu responsabilidade por mim próprio, pelos meus irmãos e pelos meus estudos.
Na minha aldeia, Póvoa do Concelho, a minha aprendizagem escolar, permitiu o desenvolvimento de capacidades e apetências peculiares e individuais que só um meio, como o rural, proporciona, mas que o amor e a partilha eram evidentes.
As características do meio, associadas às dificuldades da família que era neste momento numerosa, associadas à dureza dos trabalhos agrícolas, que eram o único meio de sobrevivência da família, constituíram um conjunto de fatores que marcaram profundamente a minha personalidade.
Livros
10%
de Francisco Quelhas  

Bibliografia

Chiado Editora
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal