Volodia Teitelboim

Volodia Teitelboim

Biografia

Volodia Teitelboim nasceu em Chillán, província de Ñuble, em 1916.
Estudou Direito na Universidade do Chile, mas iniciou a sua carreira no jornalismo antes mesmo de concluir a licenciatura. A par do jornalismo, enveredou ainda pela vida política, marcada pela clandestinidade na década de 1940 e pela prisão. Depois do golpe militar de 1973, passou a viver em diversas nações e continentes, especialmente em Moscovo, sem nacionalidade, já que a Junta Militar o despojou da sua condição de chileno, até ao regresso legal ao país em 1988. entre 1989 e 1994, foi Secretário-Geral do Partido Comunista Chileno.
Inicia a sua vida literária em 1935, com a publicação, em colaboração com o poeta Eduardo Anguita, da polémica "Antologia da Nova Poesia Chilena". Em 1952 edita o romance "Hijo del Salitre" e, mais tarde, "La semilla en la arena" (1957) e "La Guerra Interna" (1979). Mas tem sido na área do ensaio biográfico que Volodia Teitelboim se tem destacado como uma das mais importantes figuras da cultura chilena. "Neruda" foi publicada em alemão, russo, francês, inglês, búlgaro, romeno, etc. Seguiram-se "Gabriela Mistral, Pública y Secreta" (1991), "Huidobro, La Marcha Infinita" (1993) e "Os Dois Borges - Vida, sonhos, enigmas" (edição Campo das Letras, 2001).
partilhar
Neruda
31,80€
Campo das Letras
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.